China prepara seu 1º porta-aviões de fabricação nacional para testes

Os estaleiros chineses Dalian Shipbuilding Industry Company (DSIC) estão finalizando os preparativos para testes do primeiro porta-aviões de fabricação nacional, comunicou o portal naval Navy Recognition.
Sputnik

O porta-aviões ainda não adquiriu nome oficial, no momento o projeto é conhecido como Tipo 001A.

Segundo as últimas informações oficiais, sua saída ao mar poderia estar agendada para 23 de abril, no dia de celebração oficial da Marinha chinesa.

Que quer dizer China com suas manobras navais de grande escala?
Em entrevista à emissora estatal CCTV, o presidente da DSIC, Liu Zheng, revelou que todos os sistemas do navio já estão funcionando e estão sendo submetidos aos últimos ajustes. Como os testes de navegação podem levar de 6 a 12 meses, o navio será entregue à Marinha do país no ano corrente. Foi isso que afirmou o especialista militar entrevistado pela emissora, Song Zhongping.

A empresa iniciou a construção da embarcação em novembro de 2013 e a finalizou em abril de 2017. No entanto, o Ministério da Defesa da China confirmou oficialmente a construção de um novo porta-aviões somente em janeiro de 2016.

Apesar de o novo porta-aviões ter sido anunciado como um desenvolvimento plenamente nacional, sua forma é semelhante ao do porta-aviões Admiral Kuznetsov, do projeto soviético 1143, que ainda permanece em serviço da Marinha russa. Sabe-se que nos anos 90 os chineses conseguiram acesso à documentação relacionada ao projeto do porta-aviões modernizado 1143.6 Krechet.

China procura criar estaleiro gigantesco para superar seus rivais sul-coreanos
As Imagens do Tipo 001A demonstram que a embarcação possui um trampolim e, segundo estimativas, poderia transportar entre 28 e 36 aeronaves.

Hoje em dia, a Marinha do gigante asiático tem em sua disposição somente um porta-aviões, o Liaoning. Trata-se do antigo navio soviético Variag que o país asiático comprou à Ucrânia nos anos 90 a um preço de sucata. Em novembro de 2016, a embarcação foi declarada pronta para combate.

Comentar