Seul: Projeto de gasoduto ligando Rússia à península da Coreia pode ser revisto

A normalização da crise norte-coreana pode abrir caminho para a retomada do projeto envolvendo a construção de um gasoduto que ligaria a Rússia e as duas Coreias, disse o ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Kang Kyung-wha.
Sputnik

"Se a situação de segurança na península coreana melhorar, poderemos rever a ideia do gasoduto envolvendo as duas Coreias e a Rússia", disse Kang em um fórum regional de cooperação energética, conforme citado pela agência de notícias Yonhap.

Veja por que a Coreia do Sul quer aumentar laços econômicos com a Rússia
A participação de Pyongyang em um diálogo sobre a cooperação regional em energia, por sua vez, serviria como um "catalisador" para a maior escalada das tensões geopolíticas na península, sugeriu o ministro.

Segundo Kang, os países do nordeste da Ásia respondem por um terço do consumo global de energia, mas a cooperação regional efetiva nessa área tem sido prejudicada devido a vários fatores, incluindo a crise norte-coreana.

A ideia de construir um gasoduto que iria da Rússia às duas Coreias — juntamente com o plano de ligar as ferrovias na Península Coreana à rede ferroviária russa — foi considerada pela primeira vez há mais de 10 anos, mas é adiada desde então devido à discórdia entre os dois países vizinhos.

A situação na península melhorou significativamente antes das Olimpíadas de Inverno, realizada em PyeongChang, na Coreia do Sul, no mês passado, com atletas norte-coreanos participando dos Jogos.

OTAN: Rússia e China têm papel especial na crise da Coreia do Norte
No início de março, uma delegação sul-coreana de alto escalão visitou a Coreia do Norte para conversar com o líder do país, Kim Jong-un. Após o retorno da delegação, o gabinete presidencial sul-coreano anunciou que Seul e Pyongyang chegaram a um acordo histórico sobre a realização de uma cúpula entre os líderes dos países.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano concordaram em realizar uma cúpula em 27 de abril, antes da esperada reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump e Kim, no final de maio.

Comentar