Guerra comercial: China reafirma críticas e contesta EUA

Nesta sexta-feira (30), a China se dirigiu ao governantes dos EUA para que repensem seriamente o avanço do protecionismo nas políticas do país, segundo divulgou a imprensa chinesa.
Sputnik

"Reiteramos várias vezes que a China não quer uma guerra comercial", o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, durante uma coletiva de imprensa sobre declarações do embaixador dos EUA na China, Terry Branstad. O diplomata teria comentado as retaliações divulgadas pela China sobre as importações de Soja dso EUA.

Exército da China pretende defender interesses de Pequim e Moscou
"No entanto, se a China for forçada a entrar em guerra, teremos a confiança e a capacidade de lidar com quaisquer desafios", concluiu.

Lu Kang afirmou que não eram apenas pessoas da indústria agrícola dos EUA que estavam preocupadas com a deterioração em laços comerciais em consequência dos mais recentes movimentos da Casa Branca em direção ao protecionismo. A China espera que o lado norte-americano dê ouvidos ao que dizem os consumidores e os grupos empresariais dos EUA, disse ele.

Lu disse que uma vez que uma guerra comercial fosse desencadeada, a China decidirá como combatê-la com base em seus próprios interesses.

Comentar