Misteriosa morte de vacas em ilha deserta causa indignação de muitos na Dinamarca

A misteriosa morte de vacas, que foi atribuída a coincidências infelizes, provocou ira de dinamarqueses que consideraram o ocorrido como "crueldade contra animais".
Sputnik

Foram encontradas 16 vacas mortas em uma ilha deserta na costa sul da Dinamarca, informou o jornal dinamarquês Nord Jyske.

As carcaças foram avistadas por uma pessoa que passava de barco pela ilha de Dybso. A causa da morte dos bovinos ainda não foi esclarecida.

"Está sendo investigado se houve crime. Estabelecemos um grupo contra a crueldade de animais e cabe ao veterinário investigar se houve alguma negligência", declarou o policial Bo George Petersen.

Niels Erik Nielsen, dono das vacas, foi encaminhado à polícia. Ainda não foi reportado quando ele viu os animais vivos pela última vez.

Nielsen deu várias explicações sobre o motivo de os animais terem perdido suas vidas e alega que a tragédia misteriosa se deve a uma "série de circunstâncias infelizes". Em primeiro lugar, as vacas eram da raça Galloway, que são conhecidas por ser indisciplinadas. Além disso, elas estavam perturbadas e relutantes em entrar no curral. Segundo ainda a versão de Nielsen, os bezerros da ilha nunca aprenderam a se alimentar adequadamente, porque as vacas comiam quase toda a ração.

"Elas morreram de desnutrição, não receberam comida a tempo e eu não consegui chegar à ilha", disse Nielsen ao canal TV Ost, apontando o período de duas semanas em que a parte sul da região foi severamente afetada por neve e baixa temperatura. Nielsen também expressou seu desacordo sobre o número de vacas atingidas, estimando que oito vacas morreram.

A Agência Dinamarquesa da Natureza, proprietária da ilha de Dybso e com contrato de arrendamento com Nielsen, referiu-se à morte das vacas como um "infeliz incidente".

"É um incidente muito lamentável, ao qual prestamos muita atenção. É de responsabilidade do arrendador, de acordo com o contrato de locação, manejar os animais e garantir a conformidade com a Lei de Proteção ao Animal", disse Claus Jespersen, do departamento local da agência Nature.

Ele também enfatizou uma "boa relação de trabalho" com Nielsen e relutou em divulgar as possíveis consequências.

No entanto, a notícia da morte das vacas provocou indignação entre os ambientalistas dinamarqueses e, consequentemente, uma enxurrada de comentários furiosos no grupo dinamarquês Biodiversidade no Facebook.

Dybso é uma ilha desabitada de 1,34 km² situada entre a baía de Karrebaeksminde e o fiorde de Dybso. A ilha protegida faz parte da reserva de vida selvagem do Fiorde Dybso e é acessível ao público.

Comentar