OPAQ levará pelo menos três semanas para analisar substância que envenenou Skripal

Os especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) precisarão de pelo menos três semanas para analisar a substância com a qual foram envenenados o ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha.
Sputnik

"É um trabalho técnico que será realizado assim que as amostras chegarem nos Países Baixos, serão enviados aos laboratórios de La Hague e a outros laboratórios específicos; isso levará um tempo, os laboratórios precisam de duas a três semanas para finalizar a análise, portanto devemos pensar em pelo menos três semanas", disse o diretor-geral da organização internacional, Ahmet Uzumcu, a jornalistas. 

Diplomatas russos expulsos devido a caso Skripal deixam embaixada de Londres
As relações entre Moscou e Londres se deterioraram no início de março após o ex-oficial de inteligência russa Sergei Skripal e sua filha terem sido encontrados inconscientes perto de um centro comercial na cidade de Salisbury.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou que é "altamente provável" que a Rússia fosse responsável pelo incidente, uma vez que os dois foram supostamente envenenados com o agente químico A-234 A-234 (também conhecida como "Novichok"), desenvolvido na União Soviética. 

Neste sábado (17), a Rússia anunciou medidas de retaliação contra o Reino Unido, declarando 23 funcionários da Embaixada do Reino Unido em Moscou como personae non gratae em resposta ao movimento de Londres.

Comentar