Forças Armadas turcas cercam cidade síria de Afrin

O Estado-Maior da Turquia anunciou que as tropas turcas cercaram a parte central da cidade síria de Afrin, tomando sob controle as áreas de importância estratégica.
Sputnik

"Como resultado da operação Ramo de Oliveira, desde 12 de março, o centro da cidade de Afrin está cercado, tomadas sob controle as áreas estrategicamente importantes", diz um comunicado do Estado-Maior turco.

As forças turcas haviam cercado Afrin ainda na segunda-feira, segundo um comunicado de Ancara, citado pela mídia local.

Erdogan afirma que exército turco pode entrar no centro de Afrin 'em qualquer momento'
Nesta terça-feira (13), as tropas turcas e seus aliados, militantes opositores sírios do Exército Livre da Síria, cercaram o centro da cidade.

Em 20 de janeiro, a Turquia lançou a operação Ramo de Oliveira, uma ação transfronteiriça massiva, visando "limpar" a cidade síria de Afrin das Unidades de Proteção Popular curdas (YPG), que Ancara considera como um grupo terrorista e uma extensão do proibido Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) turco.

Apesar da recente resolução da ONU que estabeleceu 30 dias de cessar-fogo em toda a Síria, Ancara não parou suas ações militares em Afrin. Segundo a parte turca, o documento não menciona especificamente Afrin, enquanto a operação da Turquia é "uma luta que está sendo realizada contra as organizações terroristas que atacam a segurança nacional do país e a unidade da Síria", escreve o RT.

Comentar