'OTAN protege Turquia das ameaças de mísseis da Síria'

A OTAN defende a segurança da Turquia contra as ameaças de mísseis provenientes da Síria. A declaração é de um funcionário da Aliança do Norte à Sputnik que preferiu manter o anonimato.
Sputnik

"A OTAN apoia a segurança da Turquia, por exemplo, reforçando a defesa antiaerea da Turquia contra as ameaças de mísseis pela Síria", disse a fonte. 

O comentário do representante da OTAN veio após as críticas do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, no último fim de semana, que acusou a organização de não apoiar a Turquia em sua operação contra militantes curdos na região síria de Afrin.

Erdogan afirma que exército turco pode entrar no centro de Afrin 'em qualquer momento'
"A OTAN não está na Síria e não houve nenhum pedido para a presença da OTAN, mas apoiamos a coalizão internacional para derrotar o Daesh [Estado Islâmico] através de voos de observação e treinamento das forças iraquianas", disse a fonte.

Segundo o funcionário, a situação na Síria causa uma "grande preocupação" a todos os países membros da organização internacional.

Ele acrescentou que o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, mantém contato permanente com as autoridades turcas, incluindo o presidente Erdogan. De acordo com a gonte, a Aliança do Norte reconhece "as legítimas preocupações da Turquia em matéria de segurança".

Em 20 de janeiro, a Turquia e seus aliados do Exército Livre da Síria lançaram a operação Ramo de Oliveira, direcionada contra grupos jihadistas e as milícias curdas que controlam a região de Afrin, ao noroeste de Aleppo.

Comentar