Protecionismo de Trump aumentará impostos para consumidores, diz senador

A imposição de tarifas do presidente Donald Trump sobre as importações de alumínio e aço constitui um aumento de impostos para os consumidores dos EUA, disse o presidente do Comitê de Finanças do Senado, Orin Hatch, em um comunicado de imprensa.
Sputnik

Nesta quinta-feira (8), Trump assinou uma política que impõe tarifas de 25% sobre as importações de aço e 10% de direitos sobre as importações de alumínio. A ação entrará em vigor em 15 dias.

"Este é um aumento de impostos sobre os fabricantes, trabalhadores e consumidores americanos", disse Hatch. "Esta decisão terá implicações prejudiciais para empresas, trabalhadores e consumidores americanos que dependem desses produtos".

Trump assina decreto de tarifas de aço e alumínio e ameaça: 'Vamos encerrar o NAFTA'
Hatch disse que a política de Trump é contrária a políticas comerciais pró-crescimento para manter os Estados Unidos competitivos na economia global do século XXI.

Por meio da decisão do presidente, as importações de aço serão tributadas a uma taxa de 25%, enquanto o alumínio será tributado em 10%. O Canadá e o México estão isentos da política, conforme exigido pelo Acordo de Livre Comércio da América do Norte. A decisão de Donald Trump foi criticada por diversos países, entre eles o Brasil.

Comentar