Rússia e Moçambique firmam parceria de cooperação econômica

Rússia e Moçambique estabeleceram uma comissão intergovernamental de cooperação econômica, científica e técnica, segundo afrimou o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, nesta quarta-feira (7).
Sputnik

No início do dia, Lavrov começou sua visita a Moçambique como parte de sua viagem no estrangeiro através dos países africanos. O ministro também realizou uma reunião com o presidente moçambicano Filipe Nyusi.

"Chegamos a um acordo para estabelecer a Comissão Intergovernamental de Cooperação Econômica, Científica e Técnica, cuja primeira sessão ocorrerá aqui, em Maputo, no próximo mês", afirmou Lavrov em entrevista coletiva ao lado do minsitro de Relações Exteriores moçambicano, José Pacheco.

Rússia volta os olhos para Índia-Paquistão
Lavrov priorizou a necessidade de elevar o comércio e os laços econômicos e econômicos entre Rússia e Moçambique ao nível do diálogo político.

"A Federação Russa reiterou seu compromisso total com os esforços das nações africanas visando combater a ameaça terrorista, especialmente na região do Saara e Sahel, onde os terroristas estão ativamente tentando ditar suas condições após a invasão fracassada da Líbia", ressaltou.

Lavrov também convidou o dirigente moçambicano para ir à Rússia. Pacheco aceitou o convite, observando que sua visita constituirá um passo importante nos preparativos para uma reunião dos presidentes dos dois países.

Cyril Ramaphosa é eleito o novo presidente da África do Sul
Após a visita, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia observou que os lados reafirmaram seu compromisso de desenvolver uma cooperação mutuamente benéfica em diversas áreas, como a exploração e extração de hidrocarbonetos, telecomunicações, agricultura e treinamento de pessoal profissional.

De acordo com o Ministério, espera-se que a Comissão Intergovernamental de Cooperação Econômica, Científica e Técnica contribua substancialmente para a implementação dos planos estabelecidos.

A primeira sessão da comissão está prevista para ocorrer em Maputo no dia 23 a 25 de abril, especificou o Ministério.

Comentar