Mulheres são apenas 24% dos palestrantes em eventos de destaque na Europa, diz pesquisa

Para cada palestrante mulher em eventos de destaque na Europa, há três conferencistas homens, apontou relatório publicado nesta quarta-feira (7). Até mesmo eventos como o Fórum Econômico Mundial e Conferência de Segurança de Munique reproduzem este modelo.
Sputnik

O levantamento da Open Society Foundations afirma que existe uma "enorme diferença de gênero" entre os convidados para falar em eventos de destaque na Europa.

"Se você estiver caminhando na rua e ver quatro homens para cada mulher, você reconheceria que algo estava errado", afirmou Christal Morehouse em coletiva de imprensa em Bruxelas. "Mas, até o momento, ninguém questionou essa diferença".

'Ele me deu um tiro pelas costas no dia 23 de abril. Meu namorado estava comigo e morreu'
O pior evento em igualdade de gênero entre os palestrantes é o fórum anual de segurança da Globsec na capital eslovaca Bratislava, com apenas 12% das palestrantes mulheres, revelou o estudo. 

A prestigiada Conferência de Segurança de Munique registra uma média de apenas 15% de palestrantes do gênero feminino.

Já o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, tem uma maioria masculina de 75%.

O único evento com igualdade de gênero entre os palestrantes encontrado foi a Reunião de Implementação da Dimensão Humana (Human Dimension Implementation Meeting) da OSCDE. 

A pesquisa levantou dados de 23 conferencias realizadas entre 2012 e 2017 e o gênero de seus 12.600 palestrantes — e 74% deles são homens.

Comentar