Forte explosão atinge Donbass na região da linha de contato

Autoridades da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) reportam uma forte explosão que ocorreu na região da linha de contato.
Sputnik

O incidente ocorreu às 14h50 no horário local (8h50 em Brasília) ao sul do povoado de Maryinka, controlado pelo governo ucraniano, informou um representante da RPD. 

"Um helicóptero ucraniano foi detectado a uma distância de cerca de 800 metros da linha de contato. Vinte minutos antes da chegada do helicóptero foi registrada uma forte explosão", afirmou o representante, sem dar mais detalhes.

ONU denuncia crise humanitária em conflito no Leste da Ucrânia
Desde segunda-feira (5), outra trégua entrou em ação em Donbass. No entanto, no mesmo dia, a RPD acusou os militares ucranianos de violar várias vezes o regime de cessar-fogo.

Segundo as informações, as Forças Armadas da Ucrânia abriram fogo utilizando armas de grandes calibres contra povoações no sul da região de Donetsk. Além disso, o ataque atingiu o deputado russo, Aleksei Zhuravlev, que foi ao lugar para verificar se as partes cumprem o regime de cessar-fogo.

Em abril de 2014 as autoridades ucranianas lançaram uma operação militar contra as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk. Segundo os últimos dados da ONU, mais de 10.000 pessoas já foram vítimas do conflito. A regulação do conflito está sendo discutida, inclusive no âmbito dos encontros do grupo de contato em Minsk, no entanto, as partes continuam denunciando violações do regime de cessar-fogo.

Comentar