Cientistas advertem: carro Tesla de Elon Musk pode destruir vida em Marte

Se o carro Tesla Rodster lançado ao espaço pela empresa espacial SpaceX colidir com Marte, pode contaminar o planeta com bactérias terrestres, representando uma possível ameaça à vida ecológica do Planeta Vermelho, advertiram cientistas norte-americanos.
Sputnik

Retorna ou cai? Astrônomos avaliam chances de queda do carro Tesla na Terra
Neste mês, a empresa espacial SpaceX fundada pelo empreendedor Elon Musk, lançou o primeiro "automóvel espacial" Tesla, em direção a Marte. Segundo cientistas canadenses, o carro do empreendedor realmente se aproximará do Planeta Vermelho, contudo não se tornará seu satélite.

No entanto, especialista da Universidade de Purdue (EUA), advertem que o carro tem a possibilidade de destruir a vida em Marte.

Segundo explica o relatório, a NASA entende que bactérias terrestres podem ameaçar a vida de outros planetas, por isso veículos espaciais lançados em direção à Lua ou Marte são sempre esterilizados.Entretanto, o tesla não passou por tal tratamento, sublinham cientistas estadunidenses. 

"Se em Marte existe vida, então ela corre o risco de ser contaminada por organismos terrestre […] Será que os representantes terrestres são mais adaptáveis e conquistarão Marte, contaminando o planeta de maneira que não saibamos como foi sua vida original? Ou será que eles não podem se adaptar melhor do que os organismos marcianos? Não sabemos", afirmou o especialista em estudos planetários, Jay Melosh.

Os especialistas lembram que temperaturas extremas, pressão baixa e radiação fazem com que o espaço sideral seja inapropriado para organismos vivos. Porém, tais condições severas nem sempre os matam — algumas bactérias, enquanto no vácuo, hibernam até encontrarem condições favoráveis.

Anteriormente, cientistas predisseram que o Tesla se aproximará do Planeta Vermelho já neste ano.

Comentar