Conheça esta antiga 'porta do inferno' na República Tcheca que continua inspirando horror

O misterioso castelo de Houska, também conhecido como a "porta do inferno", se situa a 47 quilômetros da capital tcheca. Envolvido em um grande número de lendas, o castelo há muitos séculos que deixa os especialistas perplexos.
Sputnik

Cientistas decifram mensagem secreta dentro de uma múmia
O castelo foi construído no século XIII por ordem do rei Premysl Otakar II. Contudo, nesse lugar já no século IX existia uma fortaleza de madeira.

O vigilante do castelo, Miroslav Konopasek, contou à Sputnik República Tcheca que o nome de Houska remonta ao século IX.

O lugar da construção não era estratégico, pois lá não havia vias comerciais nem povoados que necessitassem de proteção. Também não havia qualquer fonte de água. O plano de arquitetura do castelo mostra que ele nunca teve estruturas de fortificação, nem armazéns, nem sequer cozinha. Levando em consideração o fato de as torres do castelo serem viradas para o interior, parece que o castelo foi construído não para se proteger de algo externo, mas sim de algo que estava dentro.

De acordo com a lenda, no século IX no lugar existia um poço sem fundo do qual saíam criaturas meio-homens-meio-animais e estranhos seres com asas negras. Desde então, esclarece Konopasek, começaram a designar o lugar como "porta do inferno". O castelo teria sido construído a fim de lutar contra as forças do outro mundo. De fato, ele pode ser considerado como um portal entre os dois mundos.

Castelo de Houska

Conforme outra lenda, houve um tempo em que os prisioneiros condenados à morte podiam descer ao poço do castelo de Houska em troca de serem indultados. O primeiro prisioneiro que aceitou a proposta e desceu começou a gritar freneticamente. Quando o tiraram para a superfície, estava grisalho e assustado até a morte. Passados vários dias, morreu.

Herança dos vikings: arqueólogos descobrem castelo de mil anos na Dinamarca
Depois disso, tentaram encher o buraco com pedras durante três anos, e para finalizar, construíram a capela que hoje em dia é o lugar mais misterioso do edifício.

Desde 1999, o castelo está aberto ao público. Cada um pode tomar contato com o enigma secular do poço diabólico. E, embora o vigilante do castelo diga que nele não há nenhuma sala aonde ele não aconselhe ir, mesmo assim as paredes inspiram medo. Uma sala misteriosa encontrada em 2013 confirma que o castelo continua a surpreender e, talvez, em breve venhamos a ouvir falar algo mais sobre ele.

Comentar