Os tesouros que todos querem: luta entre países para recuperar seu patrimônio

São muitos os países que querem recuperar seu patrimônio original e que denunciam outros países de tê-lo adquirido de forma ilegal. São muitos também os que conseguiram recuperá-lo. Sputnik preparou a lista dos grandes tesouros mais disputados.
Sputnik

Cemitério aborígene mais antigo do que pirâmides egípcias foi descoberto na Austrália
"Muitos países estão buscando recuperar alguns patrimônios que saíram do território nacional ilegalmente", disse a Sputnik Mundo Antonio José Rengifo, advogado colombiano especialista neste tema.

"Não é que o Louvre devolva a Mona Lisa, porque a França adquiriu muito legalmente a obra de Leonardo da Vinci, o que nós estamos pedindo é que os Estados que obtiveram obras de arte ilegalmente as devolvam", explicou o advogado.

Se trata de uma luta legítima que pretende que os donos originais dos patrimônios nacionais possam reaver seus bens culturais de grande valor.

Entre os tesouros ainda disputados está o de Quimbaya: 122 peças de ourivesaria, compostas por várias joias. Em 1892, o presidente colombiano Carlos Holguín presenteou esta obra à rainha espanhola de então, María Cristina, mas hoje em dia a Colômbia quer a coleção de volta.

Dentro dos grandes tesouros que foram devolvidos estão:

— Em 1983, Itália devolve ao Equador mais de 12.000 objetos pré-colombianos. O caso foi resolvido depois de sete anos de litígio.

Recente achado na Crimeia vale mais do que um tesouro (FOTO)
— Em 1987, a República Democrática da Alemanha devolveu à Turquia as 7.000 tabuletas de escrita cuneiforme de Bogazkale (Hattusa). O caso foi resolvido pelo retorno direto dos objetos em questão.

— Em 1988, os Estados Unidos devolveram à Tailândia o dintel do Templo Phra Narai.

— Em setembro de 2006, foi acordada a restituição de 13 objetos pelo Museu de Belas Artes de Boston para a Itália, incluindo uma estátua de mármore da imperatriz Sabina, que data do ano 136, e vasos antigos.

— Em dezembro de 2006, o Museu J. Paul Getty de Los Angeles retornou à Grécia uma coroa funerária helenística de ouro e uma koré (estátua de uma menina). Em virtude de um acordo amigável, o Getty já havia retornado à Grécia, em maio de 2006, um baixo-relevo da ilha de Tassos, datado do século VI antes de Cristo, e uma estela do século IV antes de Cristo.

UNESCO: Patrimônio Mundial está em perigo no mundo árabe
— Em janeiro de 2008, os Estados Unidos devolveram à Argélia o busto de Marco Aurélio, o imperador romano, roubado juntamente com outras oito peças arqueológicas do museu de Skikda, em 1996.

Atualmente, a França também prevê devolver a África os objetos obtidos durante a sua conquista. O presidente da França, Emmanuel Macron, disse em dezembro de 2017 que "a herança cultural africana não pode ser prisioneira dos museus europeus".

O governo francês se comprometeu a dar carácter prioritário à devolução destes objetos durante os próximos cinco anos, abrindo assim a porta para atender a uma crescente demanda de muitos países que tiveram seu patrimônio saqueado ao longo da história.

Comentar