Japão lança com sucesso foguete com satélite espião a bordo

A agência espacial japonesa JAXA lançou com sucesso o foguete-portador Н2-А com um novo satélite espião a bordo, segundo o site da agência.
Sputnik

O lançamento do foguete do Centro Espacial de Tanegashima, situado em uma ilha ao sul do arquipélago japonês, ocorreu às 13h34 no horário local (1h34, em Brasília).

O foguete deve colocar em órbita o satélite de reconhecimento IGS-Optical 6, produzido pela empresa Mitsubishi Electric.

Quais seriam as consequências de um golpe nuclear norte-coreano contra Tóquio?
O satélite faz parte do programa estatal japonês de lançamento de satélites espiões Information Gathering Satellite (IGS), que tem como principal objetivo assegurar a independência do país asiático na hora de receber informações por satélite. O Japão lançou o programa no início do século XXI, após o míssil norte-coreano Taepodong ter sobrevoado seu território em 1998.

O satélite é equipado com ferramentas óticas que permitem filmar a superfície da Terra durante o dia.

O Japão gasta anualmente até 500 milhões de dólares (R$ 1.612 bilhões) em criação e desenvolvimento de satélites espiões devido a testes nucleares de Pyongyang. Atualmente, há dois satélites de reconhecimento óticos e três satélites de radar em órbita. Satélites óticos monitoram a terra, inclusive instalações militares, de dia, enquanto satélites de radar vigiam a superfície terrestre de noite ou em condições de baixa visibilidade.

Comentar