Ancara: abertura de embaixada americana em Jerusalém mina a paz

Neste sábado (24), o Ministério do Exterior da Turquia qualificou como preocupante o anúncio de que os EUA planejam abrir a sua embaixada em Jerusalém em 14 de maio, por ocasião do 70º aniversário do Estado de Israel.
Sputnik

Para o ministério turco, este anúncio mostra que os EUA "insistem em destruir a base da paz, violando as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Jerusalém".

Mais de 70 palestinos feridos em protestos contra reconhecimento de Jerusalém por Trump
Uma declaração publicada no site da chancelaria qualifica a decisão como "preocupante", a qual "infelizmente revela que os EUA não ouviram as vozes da comunidade internacional refletidas na resolução da reunião extraordinária da Organização para a Cooperação Islâmica em Istambul e a consequente resolução da Assembleia Geral da ONU".

No início de dezembro passado, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a decisão de transferir a embaixada estadunidense em Israel de Tel Aviv para Jerusalém e reconhecer a cidade antiga como capital israelense.

A decisão do presidente dos EUA foi condenada pela maioria dos países muçulmanos, onde eclodiram manifestações populares e geraram críticas de outros Estados e instituições internacionais, preocupadas com as perspectivas da paz no Oriente Médio.

Assim, protestos maciços na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém provocaram pelo menos 1.100 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde palestino.

A Assembleia Geral da ONU, por sua vez, aprovou por grande maioria uma resolução que declarou nula a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel e apelou a todos os países para se absterem de estabelecer missões diplomáticas nessa cidade.

Comentar