Associação dos EUA anuncia boicote à final da Copa do Mundo de Biatlo na Rússia

A Associação de Biatlo dos EUA criticou a União Internacional de Biatlo (IBU, na sigla em inglês) por sua decisão de realizar a final da Copa do Mundo de Biatlo na Rússia e planeja boicotar o evento sobre o escândalo de doping.
Sputnik

"A recente decisão da IBU de avançar com a final da Copa do Mundo em Tyumen, na Rússia, é completamente inaceitável. Em apoio ao esporte limpo e à nossa própria segurança física, não podemos participar de boa consciência", conforme citação publicada no jornal USA Today.

A declaração foi enviada pelo presidente da Associação, Max Cobb. Segundo ele, os russos violaram o código antidoping e deveriam mostrar "um compromisso significativo para corrigir a cultura de doping" antes de organizar eventos esportivos.

Patinadoras russas ganham ouro e prata nos Jogos Olímpicos de Inverno
"Com 6 atletas já sancionados pela IBU e o COI na temporada olímpica de 2014 e outro caso aguardando uma decisão, manter a final da Copa do Mundo na Rússia agora envia ao mundo uma mensagem ultrajante de indiferença com o doping", afirma na declaração.

Os atletas russos considerados limpos de doping foram autorizados a participar dos jogos olímpicos sul-coreanos este mês como sob bandeira neutra. No domingo, será decidido se eles terão permissão para levar a bandeira nacional na cerimônia de encerramento.

Comentar