Palestinos e israelenses trocam farpas no Conselho de Segurança da ONU

Israel e os EUA criticaram o caminho traçado por Mahmoud Abbas para a paz em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU. O presidente palestino acusou Washington e Tel Aviv de matar negociações e abandonar a solução de dois Estados.
Sputnik

Falando no Conselho de Segurança das Nações Unidas (UNSC) nesta terça-feira, em meio às tensões em curso entre Israel e a Palestina sobre o reconhecimento dos EUA em Jerusalém como a capital do Estado judeu, Abbas propôs um plano de paz para acabar com o impasse.

Palestina pode renunciar à autonomia se negociações com Israel falharem, diz conselheiro

"Para resolver a questão da Palestina, é essencial estabelecer um mecanismo internacional multilateral que emana de uma conferência internacional", disse Abbas, acusando Israel e os EUA de abandonarem a solução de dois Estados, que prevê o futuro Estado palestino nas fronteiras anteriores a 1967 e com Jerusalém Oriental como sua capital.

Para retornar à mesa de negociações, Abbas quer ver um congelamento da decisão americana de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e nenhuma transferência da embaixada para lá. Ele enfatizou que os fundamentos de qualquer acordo de paz significativo devem incluir Jerusalém Oriental como a capital do Estado da Palestina.

Ao mesmo tempo, Abbas acusou a liderança judaica de "atuar como um Estado acima da lei", afirmando que transformou uma ocupação temporária em uma "colonização de assentamentos permanentes". O líder palestino também se recusou a aceitar a administração Trump como um honesto protagonista para negociações.

A decisão de Washington marca a primeira vez desde a divisão da Palestina, em 1947, que um presidente dos EUA, um membro do Quarteto do Oriente Médio – um conhecido quarteto de poderes mundiais que mediam o processo de paz entre a Palestina e Israel – rompeu com a política estabelecida de que a questão de Jerusalém como capital de Israel deveria ser mantida fora da mesa.

Reação

Recebendo uma grande rodada de aplausos na sequência do seu discurso, Abbas e a delegação palestina saíram da reunião do CSNU para serem alvos de duras críticas do embaixador israelense Danny Danon, que disse que o presidente palestino de 82 anos "não é mais" digno de representar os palestinos nas negociações.

"Eu esperava que o Sr. Abbas ficasse no diálogo, mas mais uma vez ele fugiu em vez de ouvir o que temos a dizer. Veja o que aconteceu. O Sr. Abbas veio aqui para colocar suas demandas na mesa. Agora ele espera que você entregue. Este não é o caminho para alcançar a paz. Você não pode evitar negociações diretas", disse Danon, no momento em que Abbas estava saindo.

Líbano promete usar todos os meios para enfrentar possível agressão de Israel

Então, uma investida pessoal em Abbas começou. O embaixador israelense disse que Abbas continua buscando reconhecimento internacional, enquanto se recusa a fazer um esforço e dirigir "apenas doze minutos" de Ramallah para falar diretamente com o lado judeu.

"Você não é mais parte da solução. Você é o problema", disse Danon, acusando o líder palestino de patrocinar o terrorismo com dinheiro derivado da ajuda internacional aos palestinos. O embaixador de Israel, então, acusou Abbas pessoalmente de inspirar uma "cultura do ódio" na sociedade palestina.

"Os palestinos precisam de uma liderança que investirá na educação, e não glorificará a violência. Eles precisam de liderança que criará hospitais, não pagará terroristas. Eles precisam de liderança que negociará com Israel e não fugirá do diálogo", disse o israelense.

Danon também deixou claro que o status de Jerusalém não é negociável. "Jerusalém permanecerá a capital incondicional do Estado de Israel para sempre. Nós sempre insistiremos na soberania israelense sobre uma Jerusalém unida".

EUA no ataque

A embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, também direcionou palavras fortes para Abbas, enquanto defendeu a decisão de Donald Trump que enviou os territórios palestinos ocupados para uma espiral mortal. Observando que a administração Trump "não perseguirá" depois dele, ela ofereceu a Abbas uma "escolha".

"Existe o caminho das exigências absolutistas, reação odiosa e incitamento à violência. Esse caminho levou e continuará a liderar nada além de dificuldades para o povo palestino", disse Haley. "Ou, há o caminho da negociação e do compromisso. Você pode optar por rejeitar o papel dos EUA nas conversações de paz e prosseguir com os fóruns internacionais, mas isso levará o povo palestino a lugar nenhum, ou você pode continuar conosco", continuou Haley, acrescentando: "Nossa decisão sobre Jerusalém não mudará".

Trump diz a Putin: boa hora para resolver conflito entre Israel e Palestina

Sem fim à vista de pré-condições de todos os lados do conflito, o embaixador russo da ONU, Vasily Nebenzia, propôs tratar a fenda no chamado Quarteto (Nações Unidas, Estados Unidos, Rússia e União Europeia).

"Reitero a nossa prontidão para fornecer a plataforma russa para o encontro entre os líderes palestinos e israelenses sem condições prévias", afirmou. "Nós pensamos que o que é necessário agora é a imediata [renovação] de negociações diretas entre palestinos e israelenses. Estamos convencidos de que o Quarteto do Oriente Médio mantém o seu formato de mediação único […] não há dúvida de que o Quarteto, juntamente com a Liga dos Estados Árabes, pode desempenhar um papel no descongelando o diálogo".

Comentar