Notícias do Brasil

Câmara dos Deputados aprova decreto sobre intervenção no Rio

A maioria dos deputados federais decidiu aprovar o decreto do presidente Michel Temer que determinou uma intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.
Sputnik

Ao todo, 340 parlamentares votaram a favor da polêmica medida, enquanto apenas 72 foram contra. Agora, o documento seguirá para o Senado Federal. 

Apesar das discussões no Congresso Nacional, a intervenção federal na segurança do território fluminense, solicitada pelo governador do estado, Luiz Fernando Pezão, já está em vigor desde a última sexta-feira. Cabe ao legislativo decidir se ele continuará valendo. A expectativa é a de que os senadores discutam o tema já nesta terça-feira, 20.

Governo estuda pedir 'mandado coletivo de busca, apreensão e captura' no Rio de Janeiro
Na prática, a medida do Planalto, alvo de intensos debates em todo o Brasil nos últimos dias, passa para as Forças Armadas, até o final deste ano, o controle da Secretaria de Segurança, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do sistema carcerário do Rio, deixando na mão das autoridades civis regionais a administração dos demais setores do estado. Embora os militares fiquem encarregados apenas da segurança, opositores veem a manobra como um sério risco à democracia, alegando temer uma repetição, em menor escala, das arbitrariedades e do cenário político inaugurado pelo Golpe de 1964 no país. Os defensores, no entanto, acreditam que esta é a melhor forma de combater, no momento, a violência no estado, cujo governo assumiu não ter condições de garantir a segurança dos cidadãos. 

Comentar