EUA realizam encontro com oficiais da Geórgia para discutir segurança

O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, se encontrou com o primeiro-ministro georgiano Giorgi Kvirikashili e o ministro da Defesa, Levan Izoria, para discutir questões de cooperação bilateral e segurança regional, afirmou o Pentágono neste domingo (18).
Sputnik

A reunião foi realizada no sábado (17) durante a Conferência de Segurança de Munique (MSC).

"O secretário Mattis discutiu o progresso significativo nas reformas de defesa da Geórgia e a assistência de segurança dos EUA às forças armadas da Geórgia, incluindo a parceria em andamento para melhorar a capacidade de combate e capacidade institucional através do Programa de Preparação para a Defesa da Geórgia", diz o comunicado.

Como EUA pretendem resistir à defesa antiaérea russa?
Mattis elogiou os esforços de Tbilisi no Afeganistão e reconheceu "como o maior não membro da OTAN a contribuir em força e também o maior contribuidor per-capita, ao lado das forças dos EUA e da OTAN".

Um total de 32 militares georgianos morreram no Afeganistão, enquanto 290 ficaram feridos, de acordo com o comunicado.

Os Estados Unidos e a Geórgia cooperam ativamente nas questões de segurança. Em julho de 2017, os lados assinaram um Acordo de Assistência Mútua (CMAA, na sigla em inglês) para aumentar o compartilhamento de informações e a cooperação de segurança.

Comentar