Conhecido investidor anjo internacional explica o que impede revolução verde na Rússia

Será que a Rússia está preparada para passar à energia limpa? A Sputnik Brasil falou sobre o tema nos bastidores do Fórum de Investimentos 2018, em Sochi, com o eminente empresário, investidor e filantropo finlandês, Pekka Viljakainen, que desde 2012 trabalha como conselheiro sênior do presidente da Fundação Skolkovo, Viktor Vekselberg.
Sputnik

Petróleo continuará sendo fonte de energia mais popular pelos próximos 30 anos
Vale ressaltar que o Skolkovo foi arquitetado como a primeira verdadeira "cidade da ciência" na Rússia pós-soviética (na URSS, tais aglomerações se chamavam de naukogrados) e às vezes até é chamado de "Vale do Silício russo". A eficiência energética, entre outras áreas, tais como telecomunicações, espaço, robótica e tecnologias nucleares, tem sido uma das prioridades na ação desta plataforma.

Dado que Viljakainen, conhecido por todo o mundo por sua cooperação com as empresas mais avançadas no campo tecnológico e pela promoção de projetos sociais, trabalha na Rússia já por bastante tempo, o empresário enfatizou como a situação da energia verde no país tem mudado ao longo dos anos.

"Em primeiro lugar, quando acabei de chegar à Rússia seis anos atrás, ninguém nem falava de energia renovável, ninguém! Então, a coisa mais marcante é que as pessoas, de fato, começaram falando disso, e não apenas falando, hoje em dia há muitos projetos nesta esfera. Se você visitar o nosso site do Skolkovo e optar pela seção 'energia renovável', você vai encontrar um monte de companhias que trabalha na área de eficiência energética, não só Skolkovo, mas muitas outras", partilhou ele em exclusivo com a Sputnik Brasil.

Viljakainen adiantou que na Rússia há um vasto leque de tais empresas relacionadas com a energia solar, a energia termal e a que recebe energia da Terra, além das casas que gerenciam como se pode poupar energia, pois "isso é até mais importante que a produção energética".

BRICS podem lançar plataforma de pesquisa energética conjunta em 2018
Neste sentido, o investidor confessou que falta ainda superar um obstáculo bem sério que impede os projetos verdes na Rússia, isto é, a falta de consciência das pessoas. Para ilustrar isso, Viljakainen contou uma história, gracejando:

"De fato, na Rússia isto às vezes parece uma brincadeira. Eu visitei 86 cidades russas em 3 anos e sempre me perguntei por que, pelo amor de Deus, nos quartos dos hotéis russos está tanto calor. Quanto eu estava na [República da] Yakútia, morava no melhor hotel de lá, de cinco estrelas, ternos pretos por toda a parte. E lá fora estavam 42 graus negativos. Eu cheguei ao meu quarto e ele estava muito quente. Liguei para a recepção, um senhor me prometeu em um inglês impecável que iria enviar um mordomo que arranjaria o termostato. O mordomo chegou, e sabe o que ele fez? Ele abriu a janela…"

Mas, para além das brincadeiras, o empresário ressaltou que este fenômeno mental tem muita coisa a ver com a herança histórica da Rússia, ou seja, as práticas usadas na época da URSS.

"Acho que a sensibilização é um assunto importante, além da tecnologia. O que também é crucial na Rússia é que a eletricidade e, com sorte, o aquecimento também, deixem de ser baratos. […] Pois na Rússia, se voltarmos às suas raízes soviéticas, o aquecimento sempre foi grátis, e quanto é grátis, quem liga?", exclamou o empresário, conhecido por muitos como "investidor anjo".

Ao falar dos principais desafios enfrentados pelo setor energético não só na Rússia, mas em todo o mundo, Viljakainen ressaltou que a maior tarefa é mudar a atitude das pessoas, usando para isso instrumentos diferentes.

"Claro que o principal é a postura do consumidor. Isso, por exemplo, você pode mudar através dos preços, da tributação, desse tipo de coisas. Por exemplo, na Finlândia [país de origem de Viljakainen], se você comprar um litro de gasolina, ele vai custar 3 vezes mais que na Rússia. Isto levando em conta que 70% do preço representa um imposto, então a tributação é tão alta que as pessoas tentam usar carros que consomem menos energia, inclusive elétricos", especificou, adiantando que também se precisa de um mecanismo para apoiar o afluxo de investimentos na área, pois são precisos "milhões e milhões".

Eminente empresário, investidor e filantropo finlandês, Pekka Viljakainen, durante o Fórum de Investimentos 2018, em Sochi, em 16 de fevereiro de 2018

Entretanto, o empresário resumiu: a situação já está mudando hoje em dia mesmo, e continuará mudando.

"Sou muito otimista quanto às perspectivas do setor energético por causa dos jovens, como você. Por exemplo, a minha filha que tem 14 anos nasceu, digamos, com a ideia que nunca usaríamos um carro que não fosse elétrico, ou desliga sempre a água quente quanto não está tomando duche. Então, tudo isso é uma questão de mentalidade", concluiu.

Comentar