Presidente da África do Sul renuncia ao cargo após escândalo de corrupção

Zuma foi o quarto presidente da África do Sul desde o fim do apartheid. Com a decisão, ele se tornou o segundo a renunciar. Ele já estava envolvido em escândalos de corrupção nos últimos anos, mas continuava a governar graças ao apoio do seu partido ANC.
Sputnik

"Fui eleito em termos do artigo 86 da Constituição, e desse momento em diante prometi minha lealdade à constituição da República da África do Sul. Tem sido uma tarefa gigantesca, que nunca pode ser feita sem dificuldade. Nenhum de nós, não importa quão perfeito seja, pode afirmar que a construção de uma nova sociedade e de um movimento de libertação sejam sua responsabilidade direta", disse em seu discurso de renúncia, uma crítica velada ao ANC.

Partido governante decide destituir Zuma como chefe de Estado da África do Sul
Anteriormente, Zuma tinha dito que não renunciaria ao posto e classificou a pressão do ANC como "injusta". No entanto, ele foi dissuadido da ideia após o partido anunciar que entraria com uma moção de censura para removê-lo à força do cargo.

O agora ex-presidente precisará responder por mais de 800 acusações de corrupção em contratos de armas em 1990 e pelo uso da máquina pública para favorecimento de empresários.

Comentar