Que papel 'Grande Rússia' desempenhou na demissão do chanceler holandês?

A ministra holandesa do Comércio Exterior e Cooperação para o Desenvolvimento, Sigrid Kaag, foi nomeada chefe interina do Ministério das Relações Exteriores após o ex-chanceler Halbe Zijlstra ter se demitido por inventar um encontro com Vladimir Putin.
Sputnik

Cientistas revelam tecnologia que pode tornar Putin imortal
Anteriormente, Halbe Zijlstra admitiu em entrevista ao jornal Volksrant não ter participado de uma reunião com o presidente russo em 2006, durante a qual Putin teria dito que considerava Bielorrússia, Ucrânia, países Bálticos e Cazaquistão como parte da "Grande Rússia".

Segundo o diplomata, ele soube das afirmações de Putin de um colega seu e mentiu para não comprometer o verdadeiro participante do encontro. Após a confissão, Zijlstra decidiu deixar o cargo.

Mais tarde, foi informado que além de inventar um encontro com Putin, o ex-chefe da diplomacia holandesa interpretou mal as palavras do líder russo.

Ex-dirigente da petrolífera Shell, Jeroen van der Veer, afirmou que foi ele quem participou do encontro com Putin e afirmou nunca ter dito o que Zijlstra falou sobre a ideia expansionista do presidente russo. De acordo com Veer, Putin disse que "historicamente a 'Grande Rússia' é maior do que a Rússia atual", mas Zijlstra interpretou como o desejo de Putin de influenciar nos territórios ex-soviéticos.

OTAN apoia aumento da presença militar dos EUA na Europa
A embaixada da Rússia na Holanda, por sua vez, declarou que o incidente em questão é um assunto interno da Holanda, mesmo assim Moscou acredita que as supostas "ambições expansionistas" da Rússia não passam de falsas notícias.

Segundo um comunicado da embaixada, as tentativas de atribuir à Rússia "ambições da Grande Rússia" são infundadas e só podem vir "daqueles que estão interessados em mostrar a Rússia como um inimigo […] e que está expandindo a infraestrutura da OTAN para o leste, provocando um confronto militar".

Em 14 de fevereiro, Zijlstra deveria ter se encontrado com seu homólogo russo, Sergei Lavrov, mas devido ao incidente a reunião foi adiada.

Comentar