Londres envia navio de guerra ao disputado mar do Sul da China

O secretário de Estado da Defesa do Reino Unido anunciou sobre o envio de uma embarcação do país ao mar do Sul da China, sendo este um dos pontos mais quentes no Sudeste Asiático.
Sputnik

Сomo países asiáticos estão frustrando planos militares dos EUA no mar do Sul da China?
Gavin Williamson, secretário de Estado da Defesa, anunciou que uma das fragatas do país, HMS Sutherland, vai passar pelas águas do mar do Sul da China para assegurar o direito de livre navegação.

Atualmente, a fragata antissubmarino HMS Sutherland da Marinha Real britânica se encontra com uma visita na Austrália, onde a embarcação permanece desde o início da semana.

Enquanto isso, Williamson não especificou se o navio vai passar perto das ilhas controladas pela China – um ato geralmente praticado pelos EUA, o que por sua vez causa muitas críticas por parte de Pequim.

Pequim planeja a construção de uma usina nuclear flutuante no mar do Sul da China
O mar do Sul da China é considerado uma área estratégica economicamente importante, atravessada por vias marítimas importantes, com potenciais fontes de petróleo, gás e outros recursos minerais. O mar está sendo disputado entre vários países da região. Pequim está fortalecendo suas posições na zona por meio de construção de ilhas artificiais em torno das Ilhas Spratly.

Os EUA vêm agravando as tensões em torno da situação efetuando na região patrulhamento e manobras em conjunto com seus aliados. De acordo com Washington, suas ações visam assegurar a liberdade de navegação, enquanto Pequim as qualifica como atos de violação da sua soberania.

Comentar