São revelados resultados do teste do novo avião russo A-100

Os testes do novo avião de alerta aéreo antecipado e controle A-100 confirmaram que as soluções técnicas aplicadas foram as corretas, comunicou o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, no decorrer de uma reunião da instituição.
Sputnik

"Foram verificadas as caraterísticas aerodinâmicas do avião A-100 com radome de antena instalado e o funcionamento de todos os sistemas do avião e aparelhos radiotécnicos", declarou o ministro.

Ele lembrou que o primeiro voo do protótipo do A-100 se efetuou em novembro de 2017. "Hoje vamos discutir os problemas da realização dos trabalhos de construção e de testes para a criação do sistema", disse Shoigu.

Protegendo soberania: Rússia intercepta 16 aviões que espionavam suas fronteiras
O A-100 foi construído com base no avião militar de transporte Il-76MD-90A. Está equipado com radome com o sistema de antena e equipamento radiotécnico especial que permite aumentar rapidamente o campo de visão do radar na direção necessária. Além disso, o sistema aéreo é capaz de detectar e acompanhar alvos aéreos e outros, bem como participar da gestão de caças e aviões de assalto durante o apontamento para objetivos aéreos, terrestres e marítimos.

O avião vai substituir os sistemas aéreos A-50 e A50-U. Segundo declarou antes Shoigu, o fornecimento em série do A-100 ao exército começará em 2020.

Comentar