Por risco de fraude, Comitê Olímpico se abstém de usar novos frascos para exames de doping

O Comitê Olímpico Internacional (COI) deve usar a geração anterior de frascos de segurança para exames de doping nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. O objetivo é evitar problemas com a integridade das amostras, adiantou o diretor de comunicações da organização, Mark Adams, neste sábado.
Sputnik

"A Agência Mundial Antidoping (WADA) é responsável pela integridade do sistema antidoping. Até onde entendi, os frascos antigos serão usadas para evitar problemas. Estamos muito confiantes nesse sistema", disse Adams em entrevista coletiva.

COI se recusa a explicar por que não convidou atletas russos 'limpos' às Olimpíadas
A decisão foi tomada após a WADA emitiu uma recomendação para que o COI utilizasse os modelos anteriores de frascos, já que nova geração poderia ser aberta manualmente enquanto a amostra é congelada. A WADA iniciou uma investigação para avaliar o potencial de quebra de integridade com os novos frascos.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 acontecerão na cidade de Pyeongchang, na Coreia do Sul,  de 9 a 25 de fevereiro. Os Jogos Paralímpicos vão de 9 a 18 de março. Devido ao alegado escândalo de doping patrocinado pelo Estado e denunciado pela WADA, a Rússia participa com alguns poucos atletas comprovadamente "limpos" e que disputarão a competição sob a bandeira neutra do COI.

Comentar