'Imunidade ao vírus nazista caiu em alguns países', diz chanceler russo

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou nesta quinta-feira que "caiu a imunidade" ao vírus nazista em alguns países, em particular na Ucrânia. A declaração foi no contexto de uma cerimônia comemorativa dedicada ao 75º aniversário da derrota das tropas nazistas na Batalha de Stalingrado.
Sputnik

Nazismo: grupo alemão de extrema direita cresce, fala no 'Dia X' e preocupa Berlim
"Infelizmente, o sistema imunológico do vírus nazista em alguns países está significativamente enfraquecido, hoje somos testemunhas de tentativas sem escrúpulos de falsificar a história e desacreditar libertadores, inventar maneiras de encobrir os nazistas. Profundamente preocupante é a situação na Ucrânia, onde neonazistas e radicais se ergueram", disse Lavrov.

Segundo ele, a principal conclusão dos acontecimentos da guerra deve ser a realização da necessidade de "fazer tudo para evitar a repetição de tais tragédias".

"Não temos o direito de esquecer quais consequências desastrosas podem levar ao desejo de alcançar a dominação mundial com base na convicção de sua exclusividade", disse Lavrov.

O chanceler russo ainda ressaltou que "o destino do mundo não pode ser determinado por um Estado ou um grupo estreito de eleitos, a segurança deve ser igual e indivisível para todos os participantes da comunidade internacional".

Comentar