Notícias do Brasil

Especialista em segurança: ‘depois das Forças Armadas, quem irá nos acudir’?

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, reconheceu: "este sistema [de segurança] vigente está falido".
Sputnik

Jungmann fez o comentário em evento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e também pontuou que "a situação chegou a tal ponto que facções estão no comando de ações criminosas praticadas por quadrilhas organizadas de dentro das penitenciárias".

Número de mortos pelas policias de SP atinge recorde histórico
Em entrevista à Sputnik Brasil, o especialista em segurança Ricardo Gennari concordou com a avaliação do ministro da Defesa. 

"As Forças Armadas são convocadas, ajudam as forças estaduais de segurança e, como seu trabalho é limitado no tempo, as tensões voltam a reinar assim que os militares se retiram do patrulhamento nas vias públicas. Então, eu pergunto: quem irá nos acudir depois das Forças Armadas? A quem mais poderemos recorrer em face de um quadro tão grave?."

Gennari também afirmou que falta uma política pública para o setor da segurança pública: "Falta harmonizar todas as esferas do poder, tanto os estaduais quanto o federal, com os princípios mais elementares de segurança pública. Qual é o quadro que estamos vendo atualmente nos vários estados? Policiais, cada vez com menos recursos financeiros e equipamentos indispensáveis a seu trabalho enfrentando organizações criminosas fortemente armadas. As autoridades precisam reconhecer que estamos vivendo uma guerra e, mais do que isso, lamentavelmente estamos perdendo essa guerra."

Comentar