Aviões turcos teriam atingido alvos no Iraque em meio à operação em Afrin

Bagdá ainda não comentou as informações. Os ataques reportados aconteceram após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter afirmado que Ancara pretende "limpar a fronteira" até o Iraque.
Sputnik

Apesar dos avisos da Turquia, EUA não planejam sair da cidade síria de Manbij
De acordo com a agência de notícias Reuters, os aviões turcos atingiram oito alvos no norte do Iraque, destruindo abrigos, esconderijos e armazéns pertencentes aos militares que estariam preparando ataques aos postos fronteiriços.

Os ataques aéreos que ainda não foram comentados por parte de Bagdá e teriam tido lugar nas áreas de Zab, Avasin, Basyan e Hakurk.

Por enquanto, não se sabe a que grupo pertenciam os combatentes atingidos. Contudo, os bombardeios ocorreram em meio à operação Ramo de Oliveira, lançada pela Turquia na cidade síria de Afrin contra as forças curdas em 20 de janeiro. A cidade é controlada pelas Forças Democráticas da Síria (FDS), apoiadas pelos militantes das Unidades de Proteção Popular (YPG).

Qual é o objetivo da operação da Turquia na Síria e por que Moscou não protesta?
Anteriormente, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan afirmou que Ancara iria "limpar a fronteira de terroristas até o território do Iraque". Posteriormente, o ministro das Relações Exteriores do país, Mevlut Cavusoglu, reafirmou a postura de Ancara, frisando que a operação não se iria limitar apenas à região síria de Afrin. 

A operação turca Ramo de Oliveira começou em 20 de janeiro, em meio às crescentes tensões entre Ancara e Washington. Os EUA iniciaram recentemente a formação de uma força de segurança na fronteira síria, a ser constituída inclusive por combatentes das FDS, ligadas às YPG, que Ancara considera um grupo terrorista.

Comentar