Reino Unido vai desenvolver radar para repelir 'agressão russa'

O Reino Unido vai construir um radar e instalá-lo na ilha de Unst (Shetland).
Sputnik

Tanques, dinheiro e canos fumegantes: por que Londres teme Moscou?
Segundo comunicou o Ministério da Defesa britânico em seu site, o equipamento permitirá à Força Aérea do país controlar o espaço na área do mar da Noruega. Militares britânicos acreditam que o radar irá aumentar a capacidade de combate do Reino Unido nas condições de "atividade elevada" por parte da Rússia.  

"Nós iremos sempre defender nosso espaço aéreo da agressão russa. Este radar é vitalmente necessário para a proteção do Reino Unido, já que respondemos à intensificação das ameaças globais e reforçamos nossas capacidades de lidar com elas", afirmou o ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson.

De acordo com ele, "as ações da Rússia não são limitadas às fronteiras orientais da Europa", por isso a ameaça ao Reino Unido é "real e grave".

O custo do radar corresponde a £10 milhões (R$ 44 milhões). Depois de elaborado, o aparelho fará parte do sistema de defesa do espaço aéreo do Reino Unido.

​Não é pela primeira vez que os militares britânicos falam sobre a "agressão russa". Assim, recentemente Gavin Williamson referiu os "planos de Moscou de destruir a infraestrutura crucial" do Reino Unido. Mais cedo, o chefe do Estado-Maior britânico, Nicolas Carter, afirmou o mesmo.

Por sua vez, o Ministério da Defesa russo afirmou que o ministro britânico "ultrapassou os limites do bom senso em sua luta furiosa pelo aumento do orçamento militar do país".

Comentar