COI se recusa a explicar por que não convidou atletas russos 'limpos' às Olimpíadas

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se recusou a comentar sobre os casos de atletas russos que não foram acusados de violações de doping e mesmo assim não receberam convite aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. A recusa foi enviada à Sputnik.
Sputnik

"Para proteger os direitos das pessoas envolvidas, o COI não pode comentar sobre casos individuais. Nós encaminhamos você para o nosso comunicado de imprensa que publicamos na sexta-feira passada, que explica como o processo funciona e como os atletas foram escolhidos para Pyeongchang 2018. Não temos nada a acrescentar à nossa afirmação ", disse o COI.

Chefe do Comitê Olímpico Internacional explica como extinguir sanções contra a Rússia
A declaração foi feita depois de que o COI emitiu uma lista dos atletas russos convidados a participar dos jogos. A lista não inclui vários atletas russos líderes em vários esportes, incluindo biatlo, patinação de velocidade e hóquei no gelo, mesmo que não tenham sido acusados ​​de violações de doping. A decisão é preliminar e o Comitê Olímpico da Rússia (ROC) espera ter a oportunidade de defender os atletas. O Kremlin expressou pesar pela exclusão dos atletas da lista de potenciais participantes.

De acordo com a declaração do COI, as decisões sobre o convite dos atletas russos foram feitas pelo Painel de Análise de Convidados, que tinha critérios específicos, mas com base na evidência "fornecida pelos relatórios de [Richard] McLaren e [Samuel] Schmid, pela Comissão Disciplinar de Denis Oswald, informações fornecidas por vários departamentos da Agência Mundial Antidopagem e informações fornecidas pelas Federações Olímpicas de Esportes de Inverno e a Força Tarefa de Testes Pré-Jogos ".

O movimento contradiz a decisão do Conselho Executivo do COI de 5 de dezembro de suspender o Comitê Olímpico Russo por um escândalo de doping e retirar as medalhas conquistadas pelos atletas considerados culposos de uso de doping nos Jogos Olímpicos de Sochi em 2014. À época, o COI disse que permitiria que atletas "limpos" participassem dos próximos Jogos de Inverno sob uma bandeira neutra.

Comentar