1 ano com Trump: prometeu tornar América grande novamente, mas algo correu mal

Há um ano, em 20 de janeiro de 2017, Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos. Ele prometeu tornar “a América grande novamente” através de reformas econômicas e mudanças na política externa e interna. O colunista da Sputnik Vladimir Ardaev analisou se Trump conseguiu cumprir algumas das suas promessas principais.
Sputnik

Substituição de importações

Ex-funcionário do Departamento de Estado: 'histeria antirrussa' sabotou a agenda de Trump
Durante a corrida eleitoral, Trump declarou reiteradamente que um dos objetivos principais da sua administração era o crescimento da economia norte-americana. Segundo ele, a escolha errada das prioridades levou à transferência da produção para outros países e à perda de postos de trabalho. Como consequência, as receitas fiscais caíram e a taxa de crescimento econômico se tornou mais baixa.

Em 2017, os EUA adotaram uma série de medidas para estimular a economia. O governo reduziu as despesas orçamentais. A Reserva Federal (banco central dos EUA) aumentou a taxa de juro por três vezes para atrair os investidores. Como resultado, o crescimento do PIB acelerou de um por cento a quatro por cento. Entretanto, o crescimento do PIB da China é duas vezes mais alto e representa oito por cento, enquanto o da Índia ainda é maior. Os países em desenvolvimento desempenham um papel cada vez mais importante: nos últimos 50 anos a quota dos EUA na economia mundial caiu de 40 por cento para menos de 20 por cento, assegurou o analista do Sputnik.

"Entretanto, Trump pode introduzir mais uma medida para acelerar a economia nacional. No fim de dezembro de 2017, ele assinou a sua histórica lei da reforma tributária. Ela já deu frutos: várias empresas norte-americanas anunciaram a transferência da sua produção aos EUA", afirma Ardaev.

Trilhão de dólares: EUA podem vir a perder este singelo valor com sanções antirrussas
O especialista sublinhou que uma promessa mais difícil é reduzir o número dos imigrantes ilegais. Trump emitiu uma ordem executiva que proíbe a entrada no país dos cidadãos de alguns países islâmicos, mas essa iniciativa foi bloqueada pelos tribunais federais.

Outra promessa que causou polêmica é a construção do muro na fronteira com o México. Ele conseguiu dinheiro público para ela e foram apresentados cinco protótipos de muro. Mas a construção ainda não começou.

Sanções em vez de amizade

As promessas de Trump sobre o melhoramento das relações com a Rússia e o presidente russo Vladimir Putin causaram muita polêmica. Ele declarou que planejava cooperar com a Rússia para combater o terrorismo internacional e encontrar soluções para o conflito no Oriente Médio e outros conflitos regionais.

"A posição 'pró-russa' de Trump fê-lo uma vítima de pressão política. O Congresso, FBI e Departamento de Justiça dos EUA iniciaram uma investigação à suposta interferência da Rússia nas eleições norte-americanas de 2016, bem como das supostas relações de Trump com a Rússia", disse Ardaev.

Moscou: EUA estão criando estruturas de poder alternativas na Síria
Como consequência, foram introduzidos vários novos pacotes de sanções antirrussas e a retórica do Salão Oval em relação à Rússia se tornou ainda mais negativa.

O efeito contrário

Durante a campanha eleitoral, Trump acusou a administração de Barack Obama (ex-presidente dos EUA) de ter tido uma política externa errada que desestabilizava a situação no mundo. Ele declarava que as ações de Obama contribuíram para o fortalecimento das posições do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia) no Oriente Médio. Além disso, segundo Trump, a reaproximação dos EUA com Cuba e o acordo nuclear com o Irã são um sinal de fraqueza.

Trump diz que situação na Coreia do Norte 'dificilmente será resolvida de forma pacífica'
Trump declarava que os EUA devem continuar fazendo pressão sobre os regimes que ameaçam a estabilidade global (trata-se também da Coreia do Norte).

No entanto, a estratégia de Trump levou a resultados contrários. A pressão sobre a Coreia do Norte pôs o mundo à beira da guerra nuclear. A cooperação com a Rússia na Síria também não deu certo. As ameaças de fazer colapsar o acordo nuclear com o Irã também aumentaram a tensão no mundo, conclui o especialista.

Comentar