George Soros prevê a quebra da União Europeia e uma Rússia de 'poder ressurgente'

O magnata húngaro-americano George Soros lamentou que a União Europeia (UE) esteja à beira do colapso, enquanto a Rússia está se tornando "um poder ressurgente nacionalista".
Sputnik

Soros, que administra a Gestão de Fundos Soros de US$ 26 bilhões e preside o conselho global da Open Society Foundations (OSF), fez as observações ao falar com o jornal Financial Times.

O magnata afirmou que o nacionalismo tornou-se agora a "ideologia dominante no mundo", apontando para a União Europeia de 28 membros.

"É a UE a instituição que está à beira de uma quebra", afirmou. "E a Rússia é agora o poder ressurgente, baseado no nacionalismo".

Na Rússia, as organizações de Soros foram banidas em 2015 por autoridades, citando as ameaças de segurança que representavam no país.

Previsão de Soros: faltariam 23 dias para falência da Rússia?

Na sua Hungria natal, pensa-se que Soros conspira contra o governo do político de direita da linha dura, Viktor Orban. O primeiro-ministro Orban acredita que o magnata vem criando uma rede discreta para minar o seu gabinete e influenciar as políticas da UE em Bruxelas.

O líder da Hungria sempre acusou Soros de alimentar a crise dos refugiados na Europa e de corromper a identidade cultural europeia. Em outubro do ano passado, o primeiro-ministro disse que mais de 200 membros do Parlamento Europeu são listados pelo "império" do bilionário como "amigos da rede".

Orban, que buscará um quarto mandato como primeiro-ministro da Hungria no próximo ano, disse que dirigiu os serviços secretos do país para investigar o "Império Soros" e "expô-lo ao público".

No início deste ano, Soros chamou a Hungria de um "Estado mafioso", o que levou Orban a responder. "A única rede que atua como uma máfia, que não é transparente na Hungria, é a rede Soros", declarou.

Comentar