China constrói maior purificador de ar do mundo (FOTO)

A fim de combater o grande problema da contaminação atmosférica que o país enfrenta, a China construiu uma torre de purificação de ar de 100 metros de altura na cidade de Xian, na província de Shaanxi.
Sputnik

Um sopro de esperança no esforço pela preservação da camada de ozônio
Segundo Cao Junji, cientista que lidera o projeto, a torre experimental, chamada "o maior purificador de ar do mundo" causou uma melhoria significante na situação atmosférica na zona central da cidade, informa o jornal South China Morning Post.

De acordo com o cientista, nos últimos meses tem se observado melhorias na qualidade do ar na área de dez quilômetros quadrados ao redor da estrutura. Para além disso, a torre conseguiu produzir mais de dez milhões de metros cúbicos do ar limpo por dia desde seu lançamento.

Cao Junji adicionou que, nos dias com muita poluição do ar, a torre foi capaz de reduzir o smog, que é neblina contaminada, para níveis moderados.

O ar contaminado é absorvido pela torre e aquecido por energia solar. O ar quente logo se eleva na estrutura e passa através de múltiplos filtros de limpeza antes de regressar à atmosfera.

China constrói o maior purificador de ar do mundo para combater o smog

O chefe do projeto detalhou que os resultados obtidos ainda são preliminares, uma vez que o experimento ainda está em curso. A equipa científica responsável pelo monitoramento da torre planeja publicar os dados detalhados sobre o seu funcionamento em março de 2018.

O custo do projeto não foi revelado. A instalação experimental em Xian é uma versão pequena de uma torre antismog maior que a equipa de Cao planeja construir em outras cidades da China no futuro.

Comentar