Nomeação de ministra da Solidão no Reino Unido gera onda de sarcasmo nas redes

A premiê britânica, Theresa May, anunciou a nomeação de uma ministra da Solidão ao homenagear o projeto que foi pela primeira vez iniciado pela falecida legisladora britânica Jo Cox, na tentativa de resolver um problema que enfrenta pelo menos 9 milhões de britânicos hoje em dia.
Sputnik

Idosa de 104 anos revela segredo de longevidade
De acordo com Downing Street, a ministra do Esporte e da Sociedade Civil, Tracey Crouch, também lidará com toda uma série de assuntos relacionados à solidão, infortúnio que afeta milhões de pessoas no Reino Unido.

Ao nomear Crouch para o posto, May afirmou que está disposta a tentar desafiar o problema relacionado com a solidão.

"Gostaria de confrontar este desafio que a nossa sociedade enfrenta. Também gostaria que todos nós tomássemos medidas para resolver o problema da solidão dos idosos, cuidadores, pessoas que perderam seus amados e todos os que não têm ninguém para conversar ou compartilhar seus sentimentos", destacou a premiê britânica.

Os usuários do Twitter, por sua vez, logo reagiram à notícia e às vezes de modo bem sarcástico.

Ministro da Solidão trabalhando

​"Quando a pobreza é a principal razão para solidão, será que Tracey Crouch deve ser nomeada como ministra para resolver o problema, sendo que ela votou contra o aumento de salários para os funcionários públicos, tais como enfermeiros, 12 vezes a favor de um imposto a dormitórios e 45 vezes pela redução de prestações sociais?", escreveu em seu Twitter o internauta @tynewrc.

​"Ministra da Solidão… Sério isso? Os contribuintes pagam os salários ministeriais, isto é, 100 mil libras esterlinas [quase 450 mil reais] para alguém que será responsável por isso? Depois, provavelmente, ouviremos falar de… Ministro por Sentir-se Estranho em Festas? Ministro para Dias do Cabelo Ruim? Ministro da Sonolência no Trabalho?", pergunta o internauta Angus Donald.

​"Theresa May nomeia ministro da Solidão após ter sistematicamente fechado as bibliotecas, centros sociais e de comunicações, onde as pessoas solitárias se sentiam menos sozinhas. Provavelmente, tudo isso faz sentido se você é Tory [político do Partido Conservador] fingindo que tem um coração", escreveu jodiekins.

​"Ministro da Solidão… E o que será de nós, que gostamos da solidão? Uma ideia absolutamente estúpida do governo que já sofreu uma derrota total", disse em seu Twitter o usuário Here's Ray Scott.

Entretanto, também houve aqueles que sinceramente apoiaram a nomeação de Crouch.

​"É bom ver que o governo nomeou um ministro da Solidão, pois devemos agir para combater a solidão, que frequentemente provoca transtornos psíquicos e pode representar o mesmo perigo que fumar 15 cigarros por dia", escreveu a Fundação de Saúde Psíquica do Reino Unido em seu Twitter.

​"A notícia sobre a nomeação de um ministro da Solidão em homenagem à deputada Jo Cox, fez-me lembrar como eu entendi que a solidão, às vezes, não tem nada a ver com a quantidade de pessoas ao seu redor", disse COAisathing em sua conta do Twitter.

​"Uma ótima notícia sobre que Tracey Crouch foi nomeada ministra da Solidão. Hoje vamos celebrar este grandíssimo passo para frente, e amanhã o trabalho árduo começa. Estamos todos ansiosos pelo trabalho conjunto para resolver o problema da solidão em todas as suas formas", comunicou a Fundação Jo Cox em seu Twitter.

​"A nomeação de uma nova ministra da Solidão é uma ideia espetacular, espero que a premiê reconheça que um dos maiores fatores do isolamento social é a pobreza… Neste sentido, o governo pode fazer muita coisa", observou jack monroe.

​"Ministra da Solidão soa como a utopia de Orwell, mas como assistente social há 15 anos, diria que isolamento é um assassino temível. Muito bem!", elogiou o governo o internauta Tom Angel.

Foi precisamente a deputada britânica Jo Cox que pela primeira vez criou uma Comissão para Assuntos de Solidão no Reino Unido. Pouco depois, ela foi morta pelo extremista de direita em 2016.

Comentar