'Rússia oferece garantias de segurança na Copa do Mundo', diz campeão mundial francês

O técnico francês Laurent Blanc, campeão da Copa do Mundo de 1998, falou à Sputnik sobre as suas expectativas para a realização da Copa do Mundo 2018 na Rússia. Para ele, o troféu mais importante que Moscou pode conquistar no campeonato está fora dos campos.
Sputnik

O ex-zagueiro da seleção francesa afirmou que a essência da realização deste evento para a Rússia é mostrar para o mundo as suas capacidades como país-sede.

"A Copa do Mundo é um evento de nível mundial. Eu acho que o campeonato mundial na Rússia será bem sucedido, as apostas são muito altas. Em primeiro lugar, na esfera do esporte, no entanto, me parece que para Moscou, para a Rússia, não é o ponto mais importante. Organizar um evento global em um país como a Rússia, que quer mostrar o que tem alcançado, é a essência da Copa do Mundo para a Rússia", declarou Laurent Blanc.

Segundo ele, o campeonato terá um impacto positivo em termos econômicos, e em menor grau nos esportes e termos sociais, mas, de acordo como Blanc, "o principal para a Rússia é mostrar que é capaz de realizar a Copa do Mundo e é digna de acolher torcedores de todo o mundo". 

"Não importa qual país vença: Espanha, França ou Argentina. Naturalmente, haverá um vencedor, o único vencedor. Mas para mim a vitória no campeonato está em que todas as pessoas que vão para a Rússia queiram voltar. Isto é o que, na minha opinião, será uma vitória para os russos", destacou. 

Como Brasil tem ajudado Rússia a organizar Copa do Mundo 2018?
O campeão mundial disse também comentou as preocupações com a segurança em um megaevento como a Copa do Mundo, afirmando que uma das principais tarefas na organização de tais eventos é oferecer segurança, particularmente na situação mundial atual. 

"Este é um problema muito sério para a Rússia, mas acho que a Rússia será capaz de lidar com isso […] Segurança não existe em qualquer lugar, nem em Paris, nem em Madri, ou Moscou. Sim, nós, infelizmente, vivemos em tal mundo. Mas as Copas do Mundo continuam a acontecer, os Campeonatos Mundiais, os Jogos Olímpicos são realizados", afirmou o técnico francês. 

"Ao mesmo tempo, acredito que devemos abordar muito o problema da segurança. Na minha opinião, a Rússia a este respeito pode dar certas garantias", concluiu. 

A Copa do Mundo Rússia 2018 ocorrerá entre 14 de junho e 15 de julho em 12 estádios de 11 cidades russas: Volgograd, Ekaterinburgo, Kazan, Kaliningrado, Moscou, Nizhny Novgorod, Rostov-no-Don, Samara, São Petersburgo, Saransk e Sochi.

Comentar