Notícias do Brasil

Câmara dos Deputados sinaliza dificuldades para aprovar Reforma da Previdência este ano

Duas declarações feitas diretamente por integrantes da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nos últimos dias revelaram que a Casa vê dificuldades em aprovar a Reforma da Previdência em 2018.
Sputnik

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou na terça-feira, durante uma viagem aos Estados Unidos que, se o governo não conseguir os 308 votos necessários até fevereiro, a Câmara não vai votar a proposta.

Missão impossível ou velozes e furiosos: teremos reforma da Previdência em 2018?
"Na minha opinião, se não conseguir voto em fevereiro, não vota mais. Depois, nós vamos ter outras agendas que precisam avançar", disse.

Já o vice-presidente da Câmara, o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), que atualmente ocupa o cargo de presidente em exercício por conta da viagem de Maia, foi mais direto e admitiu nesta quarta-feira que a reforma pode ficar para 2019.

"É muito difícil [votar em fevereiro] pelas conversas que eu tenho tido, pelas informações que eu tenho tido. O governo está fazendo seu trabalho, vamos ver se o governo consegue avançar. Mas, hoje eu posso dizer a você que avançou muito pouco", disse Ramalho.

Ramalho afirmou que não houve nenhum aumento no número de votos conquistados pela base aliada do governo em favor da reforma. Até o fim do ano passado, lideranças partidárias estimavam que a base tinha em torno de 270 votos pela reforma e a proposta só é aprovada se tiver o apoio de pelo menos 308 deputados, em dois turnos de votação.

"O maior entrave é uma comunicação que não chegou certa às classes mais longínquas do Brasil. Essa comunicação não chegou como deveria chegar. E nós queremos uma reforma mais ampla, nós vamos fazer uma reforma agora para, no ano que vem, ter que fazer outra reforma? A gente tem que colocar isso para a população brasileira como um debate, para que no próximo ano a gente possa fazer uma reforma que a sociedade entenda e tenha discutido", afirmou.

As declarações foram feitas exatamente na semana seguinte do rebaixamento da nota do Brasil de "B" para "BB-"  pela agência internacional de risco Standard&Poor's (S&P).  O motivo principal da queda foi justamente a falta de agilidade em aprovar a Reforma da Previdência.

Comentar