Erdogan tenciona 'matar à nascença' força fronteiriça criada pelos EUA na Síria

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se manifestou contra a ideia da criação de forças de segurança fronteiriça patrocinadas pelos Estados Unidos.
Sputnik

"Os americanos estão decididos a criar um exército de terroristas, mas nós estamos decididos a estrangulá-lo à nascença. Se os EUA querem estabelecer relações com essas criaturas selvagens, é negócio deles. Mas nós não permitiremos isso", declarou Erdogan durante um discurso em Ancara.

Ele destacou que os militares turcos continuarão atirando contra as posições curdas em Afrin.

'EUA querem desmembrar a Síria criando força de segurança fronteiriça', diz senador russo
"Nossas forças armadas, espero, vão resolver em breve o problema de Afrin. A operação pode começar em qualquer momento", acrescentou líder turco.

Mais cedo se tornou público que a coalizão liderada pelos EUA está criando "forças de segurança fronteiriça" na Síria, que deverão integrar 30 mil efetivos, para proteger a zona sob controle da coalizão.

Segundo o representante oficial da coalizão, esta está trabalhando em conjunto com as Forças Democráticas da Síria para criar e treinar novas forças de segurança na fronteira do país árabe. Atualmente, cerca de 230 elementos estão sendo treinados com o objetivo final de criar uma força de cerca de 30 mil efetivos.

A chancelaria síria chamou estas ações de agressão aberta contra a soberania do país e sua integridade.

Comentar