U-1206 – o azarado submarino nazi que foi afundado pelo vaso sanitário

Para os padrões da Segunda Guerra Mundial, os submarinos alemães da classe VIIC eram os predadores dos oceanos. Mas um azarado submarino desta classe, o U-1206, ficou tristemente conhecido por ter afundado em sua primeira viagem de combate por complicações do sistema sanitário mais avançado da época.
Sputnik

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Sim, é pura realidade. Trata-se de uma consequência inesperada e trágica de um problema real da engenharia naval. O que para muitos pode ser engraçado representa um verdadeiro desafio para os engenheiros de todo o mundo.

Durante anos, engenheiros alemães se dedicaram ao desenvolvendo do que seria a nova geração de encanamento submarino. Enquanto soviéticos, britânicos e norte-americanos armazenavam seus dejetos em tanques sépticos a bordo, submarinos alemães economizavam peso e espaço lançando seus excrementos no mar.

Mas vários desafios únicos devem ser cumpridos para realizar a pioneira operação nazista. Em princípio, o sistema de evacuação fecal funcionava quando o submarino estava flutuando perto da superfície, onde a pressão da água é relativamente baixa. Com o avanço da guerra e das forças antissubmarino inimigas, as embarcações alemãs se viram obrigadas a permanecer por mais tempo nas profundezas.Perto do fim do conflito, as tecnologias sanitárias alemãs progrediram ao ponto de permitir que seus marinheiros satisfizessem suas necessidades biológicas enquanto submersos.

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O procedimento era bastante complicado para a época. Todo o sistema permanecia sob pressão para que os aromas não se expandissem pelo submarino enquanto navegava e consistia em várias câmaras e válvulas que expulsavam os resíduos sem permitir que a água externa penetrasse no submarino.

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No outono de 1944, o jovem capitão Karl-Adolf Schlitt foi encarregado de deslocar o U-1206 ao mar do Norte para detectar comboios inimigos. Em 14 de abril de 1945, a menos de um mês da capitulação da Alemanha nazi, o seu submarino se envolveu em um acidente no sistema de carga de baterias, por isso Schlitt decidiu mergulhar 70 metros para não correr o risco de ser encontrado pelo inimigo enquanto tentava resolver problema. A tripulação recebeu um tempo extra de descanso.

Infelizmente para todos, enquanto a embarcação se encontrava nas profundezas e o comandante permanecia na sala de máquinas supervisando a reparação, o engenheiro especialista estava no banheiro reparando o valioso vaso sanitário. Não se sabe com certeza o que ocorreu nesse momento, mas a alta pressão provocou um potente fluxo de entrada de água no submarino.

Graças à rápida reação do engenheiro-chefe, que estava na sala de controle e sentiu quando o veículo começou a ganhar peso, o submarino conseguiu regressar à superfície. Para isso, foram usadas todas as reservas de ar comprimido da embarcação. Os marinheiros conseguiram tapar a infiltração, mas outro mal aconteceu: a água provocou uma reação química que pouco a pouco inundou o interior do submarino de gás de cloro.

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O navio ficou à deriva, perto da costa britânica, sem propulsão, nem reservas de ar e com um gás tóxico a bordo. O capitão ordenou abandonar o navio e o afundou. A tripulação conseguiu chegar à costa da Escócia, onde mais tarde foram resgatados por uma corveta britânica.

Com o tempo, essa epopeia recebeu várias interpretações. Segundo uma, asseguravam que foi o capitão Karl-Adolf Schlitt que por ingenuidade provocou a penetração da água enquanto estava sentado no vaso sanitário no momento sagrado. Segundo outra, o submarino foi afundado por aviões ao emergir rapidamente. Mas nenhuma versão possui confirmação documentada.

Seja como for, o submarino azarado U-1206 entrou para a história como o "afogado pelo vaso sanitário" e serviu de lição para as futuras gerações.

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