Pence será líder da delegação dos EUA nas Olimpíadas de Inverno na Coreia do Sul

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, será o líder da delegação estadunidense nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 na Coreia do Sul, afirma a agência de notícias AFP.
Sputnik

Pence também pretende utilizar a viagem para "revisar" os sistemas de defesa de mísseis do Alasca e visitar o Japão. Será sua segunda visita à Coreia do Sul e ao Japão desde que assumiu o cargo. 

A presença do vice-presidente terá como objetivo "reforçar a forte presença dos EUA na península coreana e mandar um claro sinal para o regime da Coreia do Norte", afirmou um oficial da Casa Branca que preferiu não ser identificado. 

Presidente da Coreia do Sul se diz pronto para encontro com Kim 'nas condições certas'
O ano de 2017 foi de crescente tensão na região com os sucessivos testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte e os exercícios militares realizados por Seul e Washington. O país de Kim Jong-un chegou até mesmo a testar uma bomba nuclear.

Os Jogos Olímpicos de Inverno acontecerão na cidade de Pyeongchang e tem ganhado um cunho político adicional com a recente decisão da Coreia do Norte de participar.

Não é a primeira vez, entretanto, que a política invade as competições olímpicas. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, em Seul, a Coreia do Norte boicotou a competição. Já nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, em Sydney, as duas Coreias participaram do desfile inicial de maneira conjunta e sob a mesma bandeira. 

Comentar