'Quando os EUA saem, países encontram soluções pacíficas', diz analista sobre Coreias

As conversas coreanas são mais um exemplo de uma situação em que, uma vez que os EUA e sua política externa são colocados de lado, soluções locais pacíficas podem ser encontradas pelas autoridades locais. Está é a visão do analista de segurança Charles Shoebridge.
Sputnik

Coreia do Norte e Coreia do Sul realizaram na terça-feira suas primeiras conversações oficiais em mais de dois anos. As negociações ocorreram na zona desmilitarizada (DMZ) entre os dois países.

Trump diz que EUA estão abertos para negociações com Coreia do Norte

Os dois lados concordaram com a participação de atletas norte-coreanos nas Olimpíadas de Inverno sul-coreanas. Eles também discutiram o potencial reagrupamento das famílias separadas pela Guerra da Coreia. Em um avanço significativo, as duas Coreias concordaram em conversar entre oficiais do Exército — para evitar incidentes militares perigosos.

As últimas conversas seguem meses de escalada na retórica e sabotagem entre a Coreia do Norte e os EUA.

O presidente americano, Donald Trump, afirmou que era sua atitude agressiva em relação a Pyongyang que possibilitou o avanço diplomático.

"Muitas pessoas disseram e muitas pessoas escreveram isso sem minha retórica e sem minha posição difícil — e não é apenas uma postura, quero dizer, isso é o que tem que ser feito — que eles não estariam falando sobre as Olimpíadas, eles não estariam falando agora", disse ele.

O governo dos Estados Unidos congratulou-se com as negociações, mas como Washington sente-se sobre a marginalização?

O analista de segurança Charles Shoebridge diz "uma e outra vez, estamos vendo as situações do mundo onde, uma vez que os EUA e sua política externa são colocados de lado, soluções locais pacíficas podem ser encontradas pelas autoridades locais".

"Isso parece ser o que pode acontecer aqui", acrescentou, em seu comentário à RT. Ele também observou que "precisamos ter cuidado para fugir com otimismo" após as conversas.

"Estas [conversas] são principalmente sobre esportes e sobre participação nas Olimpíadas, e não muito no momento atual, de qualquer forma além disso. Mas é um passo muito encorajador, como o próprio Donald Trump reconheceu", disse Shoebridge.

Quanto ao fato de Trump ter o direito de elogiar-se pelas negociações, o analista admitiu que "pode ser o caso, porque, afinal, não conhecemos os mecanismos, o funcionamento da tomada de decisão no governo norte-coreano e em todos os indivíduos interessados ".

Presidente da Coreia do Sul se diz pronto para encontro com Kim 'nas condições certas'

"Também precisamos levar a mistura a atitude do governo sul-coreano. Por um lado, eles assumiram uma posição muito dura. Mas, recentemente e com sabedoria, agora parece, o governo sul-coreano de uma maneira [deu um] primeiro passo, concordando em adiar esses exercícios militares muito importantes que são uma grande irritação, se não é uma grande ameaça para a Coreia do Norte", disse ele.

"Não esqueçamos também que quase certamente houve conversas durante alguns meses atrás dos bastidores, talvez até envolvendo os EUA, mas agora está claro, e devemos ter esperado isso o tempo todo entre o sul e norte-coreanos. Olhando para a questão de saber se os EUA estão sendo marginalizados — novamente e novamente estamos vendo em todo o mundo situações em que, e este é apenas um exemplo — quando os EUA e sua política externa são colocados de um lado, então soluções pacíficas podem ser encontrado pelos jogadores locais. Parece ser o que pode estar acontecendo aqui", concluiu.

Comentar