Colômbia: ELN ameaça deixar negociações de paz caso governo não dê resposta imediata

O Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia assegurou que cumpriu com o cessar-fogo pactuado com o governo colombiano e pediu para que as negociações de paz continuem.
Sputnik

A declaração vem logo após declarações do governo nesta quarta-feira (10) acusando o grupo rebelde de não ter cumprido com o acordo e que por esta razão as negociações seriam suspensas.

"Os incidentes de hoje no leste colombiano ocorreram em meio a uma complexa situação de conflito que o país sofre, mas, apesar deles, não se deve alterar o curso das conversas para que se alcance uma saída política do conflito", afirmou o ELN em uma declaração publicada em sua página na internet.

Colômbia se retira de negociações de paz com grupo rebelde ELN
O representante da guerrilha nas negociações, Pablo Beltrán, também afirmou nesta quarta-feira (10) que se o governo de Juan Manuel Santos não responder prontamente a questão para solucionar a crise, o ELN irá se retirar das negociações de paz.

"Esperamos uma resposta imediata do governo para solucionar a crise, se não houver uma resposta imediata, a delegação do ELN deixará [as negociações]", afirmou o ELN por meio de sua conta no Twitter.

Comentar