NASA mostra anomalia no olho do 'ciclone bomba' que provocou caos nos EUA (VÍDEO)

Esse fenômeno foi provocado pelo movimento errático das funções rotativas da tempestade.
Sputnik

Os satélites meteorológicos capturaram imagens surpreendentes do furacão polar que provocou fortíssimas nevadas e semeou caos ao longo da costa leste dos EUA.

​O vídeo, gravado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e publicado no Twitter da NASA mostra o olho da tormenta rodeado por múltiplas funções rotativas conhecidas como mesovórtices.

De acordo com os especialistas, nos mesovórtices os ventos têm velocidade 10% mais alta que na parede do olho do ciclone e exibem comportamento incomum em ciclones, sendo que giram ao redor do centro de baixa pressão, mas à vezes permanecem estacionários.

O movimento errático dos mesovórtices mostrado pela gravação da NOAA deixa o ciclone quase sem um centro definitivo.

Furacão Maria: metade de Porto Rico continua sem energia
Na quinta-feira (4), as áreas nordeste dos EUA, tais como Nova York e Nova Inglaterra, e também as do sul foram as mais afetadas pelo chamado "ciclone bomba". Os especialistas acreditam que esta pode ter sido a tempestade de inverno mais severa a atingir essa área em décadas. 

Ao mesmo tempo, a tempestade gelada também provocou nevadas em partes da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul pela primeira vez em 30 anos. Assim, o fenômeno extremo semeou o caos no sistema de transporte por todo o território dos EUA, causando cancelamento de aproximadamente  2.700 voos, segundo informa a empresa Flightaware.

Comentar