- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sanções antirrussas afetam setor de aviação global e reduzem produção do Boeing 787, diz mídia

© AP Photo / Jennifer BuchananAeronaves Boeing 787 nas instalações de produção da Boeing em Everett, Washington, 15 de junho de 2022
Aeronaves Boeing 787 nas instalações de produção da Boeing em Everett, Washington, 15 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2024
Nos siga no
O Boeing 787, aeronave de fuselagem larga fabricada pela gigante aeronáutica norte-americana Boeing, está tendo mais problemas com peças, mas desta vez a culpa é das sanções antirrussas que continuam afetando a cadeia de abastecimento da fabricante.
De acordo com o jornal The Wall Street Journal, a fabricação de aeronaves foi um dos setores mais afetados pelas sanções impostas à Rússia, que desempenha um papel importante na cadeia de abastecimento aeroespacial global. A Collins Aerospace Corporation da RTX (anteriormente conhecida como Raytheon Technologies) fabricava trocadores de calor como parte de uma joint venture com a Hamilton Standard — Nauka, um fabricante russo líder de trocadores para sistemas de ar-condicionado de aeronaves civis.
Com o início da operação militar especial, a produção russa de trocadores para o 787 Dreamliner foi transferida para o Reino Unido, mas a capacidade do fornecedor não acompanhou a procura, disse o CEO da Boeing, Dave Calhoun.
A incapacidade da Boeing de fornecer trocadores de calor suficientes — uma peça crítica, mas relativamente básica, semelhante a um radiador — levou a empresa a alertar os investidores de que não entregará tantas aeronaves Dreamliner neste ano quanto esperava, afirma a apuração. A desaceleração reduzirá o fluxo de caixa da empresa e as consequências devem se estender às companhias aéreas e aos passageiros.

Os trocadores de calor em questão ajudam a regular a temperatura dos componentes eletrônicos da aeronave e do seu sistema de controle ambiental, responsável pelo ar-condicionado e pela pressurização da cabine.

Uma exibição estática da aeronave Profit Hunter da Embraer, o E195-E2, fica na pista durante o Singapore Airshow em Cingapura em 11 de fevereiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2024
Panorama internacional
Embraer avalia projeto de jato para competir com Boeing e Airbus, diz mídia dos EUA; empresa rebate
De acordo com dados da mídia, as entregas da aeronave foram repetidamente interrompidas durante quase dois anos a partir de 2020 devido a diversas questões regulatórias e de produção. A Boeing não entregou nenhum avião nos primeiros sete meses de 2022. Entregou 19 em 2022 e 28 em 2023, segundo a AIR, uma empresa de pesquisa da indústria aeroespacial. A Boeing observou que o problema do trocador de calor aumenta a escassez de assentos na cabine, o que também está desacelerando a produção do 787.
É preciso notar que este não é o único caso em que as sanções contra a Rússia tiveram um efeito negativo sobre os fabricantes de aeronaves ocidentais. Por exemplo, a substituição do titânio russo nos trens de pouso de aeronaves custou à Collins Aerospace US$ 175 milhões (cerca de R$ 887,5 milhões) no primeiro trimestre deste ano.
Nos últimos meses, a Boeing se viu no epicentro de escândalos no setor. No dia 8 de abril foi noticiado que a carcaça do motor de um Boeing 737-800 quebrou durante a decolagem. Em 8 de março, um Boeing 777 que voava de São Francisco para o Japão perdeu um pneu, causando um pouso de emergência em Los Angeles. Em fevereiro, o chefe da companhia aérea Emirates, com sede em Dubai, Tim Clark, criticou a Boeing pelo declínio na qualidade de seus aviões, acrescentando que "a Boeing teve a última chance de corrigir os erros".
Por sua vez, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, salientou que o Ocidente não vai parar perante nada quando se trata de expandir as sanções contra a Rússia, apesar das suas consequências negativas nos seus próprios países.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала