- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Serviço Federal de Segurança russo frustra plano de sabotagem britânico-ucraniano no mar Negro

© Sputnik / Konstantin MikhalchevskiyReservatório de Simferopol, na Crimeia, Rússia, foto publicada em 10 de abril de 2024
Reservatório de Simferopol, na Crimeia, Rússia, foto publicada em 10 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2024
Nos siga no
A unidade de forças especiais da Marinha britânica e as Forças Armadas da Ucrânia tentaram executar uma operação de captura de equipamento russo na região de Kherson, mas falharam.
O Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) da Rússia afirmou que recebeu provas do envolvimento direto do Special Boat Service, unidade de forças especiais da Marinha do Reino Unido, em tentativas de sabotagem contra a Rússia.
O FSB disse em um comunicado que o serviço, junto com o Ministério da Defesa da Rússia, frustrou um desembarque de grupos de sabotagem das forças especiais ucranianas no istmo de Tendra, na região de Kherson, planejado pelas forças especiais britânicas.
O grupo de desembarque foi destruído, e Yevgeny Gorin, um soldado sênior do 73º Centro Marítimo das Forças de Operações Especiais da Ucrânia, foi feito prisioneiro.
Restos da aeronave de transporte militar Il-76 na região de Belgorod - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2024
Panorama internacional
Rússia intercepta míssil antinavio e 4 drones ucranianos em tentativa de ataque terrorista
"[…] Recebemos evidências de um militar da unidade especial ucraniana, Gorin Y. B., um participante direto dos eventos, sobre o envolvimento de unidades especiais britânicas no planejamento de ações dirigidas contra a segurança da Rússia, bem como sobre o treinamento dos executores diretos no Reino Unido", afirmou a declaração.
Gorin contou sobre o plano britânico-ucraniano de sabotar a plataforma de perfuração MSP-17, no campo Shtormovoe, no mar Negro.
"Ele [Gorin] também testemunhou sobre a preparação da ação de sabotagem na torre de perfuração MSP-17 por instrutores britânicos, ação executada pelas Forças de Operações Especiais da Ucrânia, com o objetivo de capturar meios técnicos de controle de voos de veículos aéreos não tripulados das Forças Armadas da Federação da Rússia."
"De acordo com o oficial ucraniano, os sabotadores de Kiev não encontraram nenhum equipamento de interesse dos britânicos ao invadir a MSP-17. A estação de comunicação localizada na plataforma foi explodida", apontou o comunicado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала