- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.
Votação nas eleições presidenciais russas em uma das seções eleitorais de São Petersburgo, Rússia, 15 de março de 2024. - Sputnik Brasil

Últimas atualizações das eleições presidenciais na Rússia no 1º dia da votação

Nos siga no
As eleições presidenciais russas estão sendo realizadas de 15 a 17 de março em 89 entidades constituintes da Federação da Rússia. Neste ano, a votação também se realiza nas Repúblicas Populares de Lugansk e de Donetsk, bem como as regiões de Kherson e de Zaporozhie.
A Rússia tem 112,3 milhões de eleitores no país e por volta de 1,9 milhão no exterior. Cerca de 71% dos eleitores planejam comparecer às eleições, segundo a recente pesquisa do Centro Nacional do Estudo da Opinião Pública russo.
As eleições são monitoradas por mais de 333 mil observadores, incluindo mais de 700 representantes vindos de 106 países. Os observadores têm o poder de supervisionar se o processo decorre conforme a lei e registrar potenciais violações.
Os candidatos são: Vladimir Putin (candidato independente), Nikolai Kharitonov (Partido Comunista da Federação da Rússia, KPRF), Leonid Slutsky (Partido Liberal Democrata da Rússia, LDPR) e Vladislav Davankov (Novye Lyudi, ou Novas Pessoas, em português).
Antigas primeiroRecentes primeiro
15:53 15.03.2024
Ministério das Relações Exteriores da Rússia: obsessão norte-americana com eleições presidenciais do país é única no mundo
A obsessão norte-americana com as eleições presidenciais da Rússia é única, levando em consideração a distância entre os dois países e as diferenças em seus destinos históricos, afirmou a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em entrevista à Sputnik.
A representante também destacou a atenção dada diariamente pelos canais de televisão dos Estados Unidos ao pleito.

"Não conheço nenhum exemplo disso acontecendo entre países em continentes diferentes, que não compartilham fronteiras terrestres, que não têm uma influência eleitoral mútua óbvia. Existem países que anteriormente estavam unidos por um espaço estatal comum ou por algum espaço histórico, e realmente pode haver algumas conexões. Não temos nada disso com os Estados Unidos", apontou.

15:23 15.03.2024
Observadora da Colômbia diz que clima é tranquilo nas eleições presidenciais russas
O primeiro dia de votação das eleições presidenciais da Rússia aconteceu de forma tranquila, revelou à Sputnik a observadora internacional e magistrada do Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia, Alba Lucía Velásquez Hernández. A colombiana esteve em duas seções.
"Fiquei agradavelmente surpresa com a tranquilidade com que votam, com a qual tomam a decisão de escolher o presidente", destacou.
Segundo a observadora, ainda chamou a atenção o grande potencial técnico e tecnológico da Rússia com relação à logística eleitoral. A votação se estenderá até o próximo domingo (17), o primeiro pleito a durar três dias na Rússia.
Além disso, os habitantes de 29 regiões russas podem votar não apenas nas seções eleitorais, mas também online através de portais especiais.
14:42 15.03.2024
População de Avdeevka vai às urnas mesmo com todas as dificuldades na região
Moradores de Avdeevka votam pela primeira vez nas eleições presidenciais da Federação da Rússia, apenas um mês após a libertação pelo Exército do país. Apesar das dificuldades enfrentadas na cidade, os eleitores não deixaram de participar do pleito.
É o que revelou a funcionária da República Popular de Donetsk, Eleonora Fedorenko à Sputnik. Ela realizou uma visita para ajudar moradores locais, principalmente famílias com crianças. Nos bairros mais destruídos por conta da atuação das forças ucranianas até o último mês, apesar do medo, segundo Fedorenko, há muita esperança das pessoas em um futuro melhor.
"Durante dez longos anos, as pessoas esperaram pela vitória, ainda estamos esperando por ela. Ontem [quinta-feira], quando nos encontramos com as pessoas e falamos sobre ajuda humanitária, elas disseram: não, não nos incomode amanhã de manhã [hoje], temos uma votação. Isso mostra que a Rússia é a nossa casa, e pela primeira vez temos a oportunidade de escolher nosso presidente", disse.
Ao falar sobre a situação de Avdeevka após meses de combates, ela destacou que ainda se ouvem tiros e explosões na cidade. Além disso, todas as instituições de ensino foram destruídas pelas Forças Armadas da Ucrânia.
"Toda a ajuda necessária a cada criança de Avdeevka será prestada imediatamente. As pessoas devem entender que estarão seguras. Elas estão em casa e a nossa tarefa é reconstruir a cidade", concluiu o defensor.
14:12 15.03.2024
Especialista da Itália, Andrea Lucidi, chega à República Popular de Lugansk para se familiarizar com o processo eleitoral e observa que a votação está ocorrendo sem violações
12:18 15.03.2024
Regime neonazista de Kiev tenta realizar várias ações militares em meio às eleições na Rússia, diz o presidente Vladimir Putin

"O regime neonazista de Kiev planejou e tentou realizar várias ações armadas nas vésperas das eleições presidenciais na Rússia", relatou presidente Vladimir Putin na reunião do Conselho de Segurança da Rússia.

No total, Kiev realizou quatro tentativas de ataque com grupos de sabotagem contra a região de Belgorod e uma contra a região de Kursk, usando o total de 2,5 mil militares, 35 tanques e 40 blindados.
Em todos os casos o inimigo foi repelido e recuou, "ou, para ser mais preciso, fugiu com grandes perdas", especificou o presidente.
11:44 15.03.2024
Comparecimento às eleições presidenciais na Rússia ultrapassa 25%
11:13 15.03.2024
Comissões eleitorais por toda a Rússia registraram 333.599 observadores para as eleições presidenciais de 15 a 17 de março de 2024, relatou a chefe da Comissão Eleitoral Central do país, Ella Pamfilova.
11:05 15.03.2024
Vídeo de um correspondente da Sputnik mostra a eleição presidencial em Moscou
10:37 15.03.2024
Ministro da Defesa e chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia participam da votação
10:36 15.03.2024
Informações essenciais sobre as eleições presidenciais decorrentes na Rússia
10:35 15.03.2024
Observador uruguaio na região de Zaporozhie destaca alto nível de organização das eleições
09:24 15.03.2024
09:23 15.03.2024
09:17 15.03.2024
Vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, votou na eleição presidencial russa
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала