- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Comitê no Iraque sugere desdolarização após visita do Tesouro dos EUA que restringiu acesso à moeda

© AP Photo / Hadi MizbanForças de segurança com manifestantes em frente ao Banco Central do Iraque, em meio à desvalorização do dinar do país frente ao dólar dos EUA. Bagdá, Iraque, 5 de outubro de 2023
Forças de segurança com manifestantes em frente ao Banco Central do Iraque, em meio à desvalorização do dinar do país frente ao dólar dos EUA. Bagdá, Iraque, 5 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2024
Nos siga no
O Comitê de Finanças do Parlamento do país árabe criticou as ações dos EUA como limitando a capacidade financeira do país, e sugeriu medidas para aliviar a situação.
O Iraque proibiu oito bancos comerciais locais de se envolverem em transações em dólares dos EUA, e tomou medidas para reduzir fraudes, lavagem de dinheiro e outros usos ilegais da moeda americana, dias após a visita de um alto funcionário do Tesouro dos EUA, relatou no domingo (4) a agência britânica Reuters.
O Banco Internacional de Investimento Ahsur, o Banco de Investimento do Iraque, o Banco da União do Iraque, o Banco Islâmico Internacional do Curdistão para Investimento e Desenvolvimento, o Banco Al-Huda, o Banco Islâmico Al-Janoob para Investimento e Finanças, o Banco Islâmico da Arábia e o Banco Comercial de Hamurabi ficam, assim, proibidos de acessar o leilão diário de dólares do Banco Central do Iraque, a principal fonte de moeda forte no país.
"Elogiamos as medidas contínuas tomadas pelo Banco Central do Iraque para proteger o sistema financeiro iraquiano contra abusos, o que levou os bancos iraquianos legítimos a obterem conectividade internacional por meio de relações bancárias correspondentes", comentou um porta-voz do Tesouro dos EUA. Ele declarou que as ações são necessárias para impedir o desvio de bilhões de dólares dos EUA para grupos apoiados pelo Irã.

Reação do Iraque

Em resposta, o Comitê de Finanças do Parlamento do Iraque expressou profunda preocupação com a contínua imposição de sanções pelo Departamento do Tesouro dos EUA a bancos iraquianos, sublinhando as possíveis consequências negativas das sanções, como a limitação do banco central do país e a possível desvalorização do dinar iraquiano, além da maior dificuldade em reduzir a diferença entre as taxas oficiais e paralelas.
Partes dos destroços de um drone no chão perto da base aérea dos EUA de Ain al-Asad, na província de Anbar, Iraque, 4 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2024
Panorama internacional
EUA violam soberania do Iraque e da Síria, ocupam parte de seu território, diz ex-militar americano
A declaração do comitê não pareceu condenar abertamente as sanções, mas falou em uma injustiça e pediu uma reavaliação das medidas dos Estados Unidos, que vê como prejudiciais à estabilidade financeira do Iraque.
O comitê propôs estratégias alternativas para combater o impacto dessas sanções, incluindo explorar a possibilidade de vender petróleo em moedas que não o dólar dos EUA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала