- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: EUA negociam cessar-fogo de 6 semanas para paralisar as operações militares de Israel em Gaza

© AP Photo / Ariel SchalitFumaça sobe após bombardeio israelense na Faixa de Gaza, em 16 de dezembro de 2023
Fumaça sobe após bombardeio israelense na Faixa de Gaza, em 16 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024
Nos siga no
Os negociadores dos EUA estão insistindo em um acordo de cessar-fogo de seis semanas que poderia pôr fim ao conflito de Gaza e seria "suficientemente longo" para paralisar as operações militares de Israel e abrir caminho para uma trégua mais duradoura, informou o The Wall Street Journal nesta quinta-feira (1º).
Israel e o movimento palestino Hamas estão considerando um acordo em três partes que libertaria reféns na Faixa de Gaza e interromperia as hostilidades, começando com uma trégua de seis semanas, informou o jornal, citando um projeto de acordo.
Os negociadores dos EUA, liderados pelo diretor da Agência Central de Inteligência, William Burns, foram citados ao afirmarem que Israel enfrentaria dificuldades em retomar as suas operações militares no enclave palestino após uma longa pausa.
Entretanto, as autoridades árabes familiarizadas com o assunto disseram que os obstáculos persistentes poderiam tornar improvável a adoção do acordo, mas sugeriram que um cenário positivo poderia resultar na conclusão do acordo dentro de uma semana a dez dias.
O diretor do Mossad, David Barnea, teria "aprovado amplamente" o esboço do acordo durante uma reunião a portas fechadas em Paris, que ocorreu no início desta semana.
Palestinos esperam para cruzar para o Egito em Rafah. Faixa de Gaza, 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Panorama internacional
ONU: com financiamentos interrompidos, ajuda humanitária a refugiados em Gaza não passa de fevereiro
Em 7 de outubro de 2023, o Hamas lançou um ataque com foguetes em grande escala contra Israel a partir de Gaza e rompeu a fronteira, matando 1.200 pessoas e sequestrando cerca de 240. Israel lançou ataques retaliatórios, ordenou um bloqueio total de Gaza e iniciou uma incursão terrestre no enclave palestino com o objetivo declarado de eliminar os combatentes do Hamas e resgatar os reféns. Mais de 26.900 pessoas foram mortas até agora na Faixa de Gaza, segundo as autoridades locais.
Em 24 de novembro, o Catar mediou um acordo entre Israel e o Hamas sobre uma trégua temporária e a troca de alguns dos prisioneiros e reféns, bem como a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O cessar-fogo foi prorrogado várias vezes e expirou no dia 1º de dezembro. Acredita-se que mais de 100 reféns ainda estejam detidos pelo Hamas em Gaza.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала