- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Comunista assassino': governo da Colômbia responde declarações de Milei contra Petro

© AP / Natacha Pisarenko / Paul WhiteOs presidentes Javier Milei, da Argentina, e Gustavo Petro, da Colômbia
Os presidentes Javier Milei, da Argentina, e Gustavo Petro, da Colômbia - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2024
Nos siga no
O governo colombiano, por meio do Ministério das Relações Exteriores, emitiu rejeição às declarações do presidente argentino, Javier Milei, que, em uma entrevista transmitida em 25 de janeiro, rotulou o presidente colombiano Gustavo Petro como um "comunista assassino que está afundando a Colômbia".
A controvérsia gerou um impasse nas relações bilaterais, resultando na convocação do embaixador colombiano na Argentina para consultas.
A pasta emitiu um comunicado oficial expressando seu desagrado em relação às palavras de Milei. "Em nome do governo da Colômbia, o ministro das Relações Exteriores apresenta seu mais enérgico protesto contra as declarações desrespeitosas e irresponsáveis do presidente da República Argentina, senhor Javier Milei, contra o presidente Gustavo Petro."
A declaração do governo colombiano destacou que tais comentários "atacam a honra do presidente, que foi eleito de forma democrática e legítima".
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, discursa em Bogotá. 20 de agosto de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023
Panorama internacional
'Para eles não teve liberdade, foram expulsos', diz Petro sobre estudantes colombianos na Argentina
Além disso, ressaltou que as palavras de Milei "ignoram e violam os profundos laços de amizade, compreensão e cooperação que existem historicamente e uniram a Colômbia e a Argentina por mais de dois séculos".
Como resposta às declarações polêmicas, o governo convocou o embaixador Camilo Romero, representante diplomático da Colômbia na Argentina, para consultas.
Apoiadores do Partido Comunista da Rússia com retratos de Lenin e Stalin perto do Mausoléu, no Kremlin, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2024
Panorama internacional
Centenário da morte de Lenin: do importante legado ao 'fantasma do comunismo' no Brasil
Em seu relato oficial, Romero caracterizou Milei como "hipócrita" e destacou que as diferenças ideológicas não deveriam prejudicar os interesses regionais e diplomáticos.
"Milei é um hipócrita. Embora hoje peça aprovação ao nosso governo para seu novo embaixador na Colômbia, ele chama o presidente Petro de assassino. Ele já havia atacado Lula e até o Papa Francisco. Podemos pensar diferente, mas a região e a fraternidade histórica dos nossos povos devem estar acima das diferenças."
Javier Milei, defensor do liberalismo e ferrenho oponente do Estado, assumiu a presidência da Argentina em 10 de dezembro de 2023.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала