- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis atacam 2 navios mercantes no mar Vermelho, diz Comando Central dos EUA

© flickr.com / Página Oficial da Marinha dos EUAUSS Laboon
USS Laboon - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2023
Nos siga no
Um navio de guerra e duas outras embarcações comerciais foram atacados por mísseis balísticos antinavio e drones lançados por houthis no sul do mar Vermelho, relatam as forças militares norte-americanas.
Os rebeldes houthis lançaram novos ataques com quatro drones contra um destróier dos EUA e dois navios mercantes no mar Vermelho, informou no domingo (24) o Comando Central dos EUA (CENTCOM, na sigla em inglês).
"Aproximadamente às 20h00 [horário local, 14h00, no horário de Brasília], o Comando Central das Forças Navais dos EUA recebeu relatos de dois navios no sul do mar Vermelho de que estavam sendo atacados. O M/V BLAAMANEN, um navio petroquímico de bandeira norueguesa, de propriedade e operado por eles, relatou ter quase sido atingido por um drone de ataque unidirecional houthi, sem feridos ou danos relatados", detalhou o comunicado na rede social X (antigo Twitter).
"Uma segunda embarcação, o M/V SAIBABA, um navio de carga de petróleo bruto de propriedade do Gabão e bandeira indiana, informou que foi atingido por um drone de ataque unidirecional, sem registro de feridos", continuou o CENTCOM, mencionando que mísseis balísticos antinavio foram usados nos ataques.
O USS Laboon, o destróier visado, respondeu aos pedidos de socorro recebidos após os ataques e abateu os quatro drones, acrescentou o órgão militar norte-americano.
Uma foto tirada durante uma viagem organizada pelos houthis do Iêmen em 22 de novembro de 2023 mostra o navio de carga Galaxy Leader apreendido por combatentes dois dias antes, aproximando-se do porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, no Iêmen - Sputnik Brasil, 1920, 23.12.2023
Panorama internacional
Navio-tanque é atacado por drone na costa da Índia; embarcação pode estar ligada a Israel (FOTOS)
"Esses […] representam o 14º e o 15º ataques a navios comerciais por militantes houthis desde 17 de outubro", apontou o CENTCOM.
Após a escalada do conflito armado entre Israel e o movimento palestino Hamas em outubro, o movimento rebelde Ansar Allah do Iêmen, também conhecido como houthis, intensificou seus ataques a navios de carga ligados a Israel no mar Vermelho e no mar da Arábia, e prometeu continuar os ataques até que Israel cesse suas ações militares na Faixa de Gaza.
Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA, anunciou na segunda-feira (18) a criação de uma operação multinacional para proteger o mar Vermelho em meio ao aumento dos ataques dos houthis a cargueiros, dizendo que o Bahrein, Canadá, Espanha, França, Itália, Noruega, os Países Baixos, o Reino Unido e os Seychelles participariam da missão. Os houthis, por sua vez, prometeram atacar todos os navios que se juntarem à coalizão marítima liderada pelos norte-americanos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала